Lund University*
Em uma edição especial na revista Energy Efficiency, que segue o Special Report on Global Warming of 1.5 degrees C do IPCC, os pesquisadores argumentam que as abordagens de demanda podem desempenhar um papel crucial, dado o objetivo de aspiração delineado no Acordo de Paris.
“ Precisamos reduzir agressivamente as emissões de carbono o quanto antes, o que não é impossível, mas desafiador. Portanto, os pesquisadores devem fornecer orientações claras para os formuladores de políticas e profissionais sobre as opções disponíveis ”, diz o professor Luis Mundaca, da Universidade de Lund, na Suécia, que foi um dos principais autores do Relatório Especial do IPCC sobre graus de 1,5ºC .
“Reduzir o sistema energético, enfrentando a demanda crescente, torna mais viável a descarbonização do mix de recursos energéticos via renováveis”, diz Luis Mundaca.
Para este fim, os pesquisadores descrevem como as emissões de carbono podem ser reduzidas usando abordagens do lado da demanda dentro de setores específicos.
Abordagens do lado da demanda geralmente envolvem múltiplas estratégias de mitigação nos setores de energia de uso final. Para o setor de transportes, alguns exemplos disso podem ser:
* Medidas que visam diminuir a necessidade de transporte (por exemplo, teletrabalho).
* Medidas que visam melhorar a eficiência do transporte (por exemplo, transporte público)
* Medidas que visam aumentar a eficiência de combustível de veículos (por exemplo padrões mínimos, eletrificação de veículo).
Em contraste com o pensamento predominante, a edição especial argumenta que vias de descarbonização profunda específicas do setor estão disponíveis.
“Encontramos uma abundância de políticas e medidas possíveis. Algumas abordagens são específicas para setores, como códigos de construção – ou para produtos, por exemplo com padrões mínimos de desempenho – enquanto outros são genéricos, como melhorias de eficiência técnica ”, diz Luis Mundaca.
“Abordagens ambiciosas da demanda reduzem os custos de mitigação e a necessidade de opções de remoção de dióxido de carbono, que são atividades antropogênicas removendo CO 2 da atmosfera” diz Luis Mundaca, que vê a necessidade de uma abordagem comportamental e tecnológica mais integrada na formulação de políticas para promover essa transformação.
“Comparado com a mudança tecnológica, os aspectos comportamentais continuam sendo negligenciados. Considerando que há um consenso crescente de que a remoção de barreiras à mudança comportamental é um elemento crítico e essencial para manter a meta de 1,5 ° C ao alcance, as avaliações e discussões de políticas continuam fortemente focadas em tecnologia ”, continua ele.
Ele também enfatiza que não cabe apenas aos políticos. Como sociedade, também precisamos analisar criticamente nossos padrões e hábitos de consumo. Se isso significa menos viagens aéreas, os aparelhos que compramos ou que alimentos ingerimos, há muitas opções disponíveis para os indivíduos. A edição especial também visa nos capacitar, consumidores.
Orçamentos acumulados de emissão para limitar o aquecimento a 2 ° C e 1,5 ° C. Notas: As áreas das caixas são proporcionais ao total cumulativo de orçamentos de emissões de CO2 de 2011 a 2100, consistentes com o aquecimento limitante a 2 ° C e 1,5 ° C (com 50-66% e> 66% de probabilidade) com base nos dados de Rogelj et al. (2015 b ). As emissões anuais históricas de ~ 40 GtCO 2 de 2011 a 2016 são estimadas a partir do GCP ( 2016 ). Observe que os orçamentos cumulativos de emissão variam dependendo da metodologia e das premissas (Rogelj et al. 2016 b ). Os orçamentos para limitar o aquecimento a 2 ° C, apresentados no Quinto Relatório de Avaliação do IPCC (Clarke et al., 2014 ), são ligeiramente mais altos em 960–1430 GtCO 2(50-66% de probabilidade) e 630-1180 GtCO 2 (> 66% de probabilidade). Orçamentos para limitar o aquecimento a 1,5 ° C, relatados em Rogelj et al. ( 2015a ) são ligeiramente inferior a 200-415 GtCO 2 (> 50% de probabilidade)
Referência:
Demand-side approaches for limiting global warming to 1.5 °C
Mundaca, L., Ürge-Vorsatz, D. & Wilson, C.
Energy Efficiency (2018). https://doi.org/10.1007/s12053-018-9722-9
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 30/10/2018
Autor: EcoDebate
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 30/10/2018
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2018/10/30/podemos-limitar-o-aquecimento-global-a-15-c/
Referência:
Demand-side approaches for limiting global warming to 1.5 °C
Mundaca, L., Ürge-Vorsatz, D. & Wilson, C.
Energy Efficiency (2018). https://doi.org/10.1007/s12053-018-9722-9
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 30/10/2018
Autor: EcoDebate
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 30/10/2018
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2018/10/30/podemos-limitar-o-aquecimento-global-a-15-c/
Nenhum comentário:
Postar um comentário