FAPERJ anunciou, nesta quinta-feira, 10 de agosto, a liberação de R$ 20 milhões para investimentos nos hospitais universitários sediados no estado do Rio de Janeiro.
Os recursos serão liberados sob a forma do edital Programa de Apoio à Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Hospitais Universitários Sediados no Estado do Rio de Janeiro — 2023, que será lançado pela FAPERJ na segunda quinzena deste mês de agosto.
Por meio desse Programa, a FAPERJ apoiará projetos científicos e tecnológicos no estado do Rio de Janeiro que visem à recuperação ou modernização da infraestrutura dos hospitais universitários vinculados às universidades públicas sediados no estado fluminense, bem como a aquisição e manutenção de equipamentos para a execução de projetos de pesquisa clínica em humanos, tendo em vista a medicina translacional e melhoria do atendimento à população, no prognóstico e tratamento de enfermidades.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a função básica dos hospitais universitários é a prestação de serviços de alta complexidade e tecnologia, além da possibilidade de desenvolvimento de ensino e pesquisa, fato este que eleva o nível de complexidade dos HU’s.
O presidente da FAPERJ, Jerson Lima, destacou a importância desse Programa para a comunidade fluminense. “Através deste edital possibilitaremos que os hospitais universitários sediados no estado possam oferecer atendimento médico e hospitalar de excelência, além de proporcionar a formação qualificada de profissionais da área de Saúde e incentivar o ensino e a pesquisa, já que atuaremos na melhoria e na modernização da infraestrutura desses centros de atendimento”, afirmou Lima.
O apoio será concedido na forma de auxílio à pesquisa aos pesquisadores pertencentes ao corpo clínico dos hospitais universitários, com vínculo empregatício ou funcional com os mesmos ou com as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) sediadas no estado do Rio de Janeiro.
Segundo o assessor Científico da FAPERJ, Antônio Carlos Campos de Carvalho, os hospitais universitários apresentam heterogeneidade quanto à sua capacidade, infraestrutura tecnológica e abrangência no atendimento. “Possibilitar que os pesquisadores pertencentes ao corpo clínico dos HU’s recebam diretamente os recursos e os empreguem de maneira mais direcionada é fundamental para garantirmos uma melhor e mais eficaz utilização dos recursos públicos”, destacou Campos de Carvalho.
Processo seletivo
O conteúdo da chamada e as inscrições para o processo seletivo estarão disponíveis já na próxima semana, e as inscrições poderão ser feitas através do sistema SisFAPERJ até o dia 6 de setembro. Dúvidas e questionamentos deverão ser enviados via Central de Atendimento por meio do endereço eletrônico: central.atendimento@faperj.br, com o assunto “Apoio a Hospitais Universitários”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário