terça-feira, 2 de julho de 2024

Grãos de café contra dependência em tabaco


Para o experimento, foi produzido um óleo a partir de grãos de cafés de alta qualidade, que será inalado por meio de um dispositivo adaptado, já aprovado pela Food and Drug Administration  (FDA). O óleo de café foi desenvolvido pela empresa Café Consciência, uma empresa nacional e, como Oigman explica, a produção do óleo é extremamente especial, "não sendo comercializado por nenhum outro concorrente". Silvia ressalta ainda que os óleos essenciais são geralmente reconhecidos como seguros para o consumo humano com base em dados científicos e na experiência histórica de uso.

Participaram ainda da pesquisa inúmeros outros colaboradores. Pela Café Consciência, Gabriela Cezar (Panarea), Paulo Mattos (Idor), Ronir Raggio Luiz (Idor), Erika Rodrigues (Idor), Griselda Esther Jara de Garrido (Idor), Leandra Celso Constantino (Idor), Pablo Monteiro Brandão (Idor), Ernesto Diaz (ex bolsista FAPERJ/Idor) e Aline Gabrielle Carvalho (ex-Bolsista FAPERJ/Idor). E pelo Projeto Café e Cérebro, Ivanei Edson Bramati (Idor), Sebastian Höfle, Tiago Bortolini (Idor), Giovana Novaes Bortolini (Idor), Fabrício Pamplona e Rosires Deliza (Embrapa).

Epidemia de tabaco – Estima-se que existam 1,1 bilhão de fumantes no mundo. A epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou, sendo responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes são resultado do uso direto do tabaco, enquanto mais de 1,2 milhão de mortes são resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Na fumaça do tabaco, existem mais de 7 mil produtos químicos dos quais pelo menos 250 são prejudiciais e pelo menos 69 causam câncer. A pesquisa recebeu investimentos de cerca de R$ 373 mil da FAPERJ.




Autor: FAPERJ 
Fonte: FAPERJ 
Sítio Online da Publicação: FAPERJ 
Data: 27/06/2024
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=562.7.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário