Embora a descoberta possa ter implicações na possível habitabilidade de Marte, o oceano subterrâneo está localizado entre 11,5 km e 20 km abaixo da superfície, muito longe para ser útil para futuras expedições humanas, tendo como referência que na Terra as perfurações mais profundas mal ultrapassam 1 km.
O que a missão Insight encontrou em Marte?
A missão científica do Insight terminou em dezembro de 2022, depois do módulo de pouso ter permanecido estacionário enquanto ouvia “o pulso de Marte” durante quatro anos.
Nesse período, a sonda registou mais de 1.319 terramotos. Ao medir a velocidade com que as ondas sísmicas viajam, os cientistas descobriram por qual material estas têm maior probabilidade de viajar.
Marte, sonda InSight, NASA
Esquema do módulo de pouso InSight Mars da NASA e os seus instrumentos científicos para observar o interior do Planeta Vermelho. Crédito da imagem: NASA/JPL-Caltech/Adrian Mann/Tobias Roetsch/Future Plc.
“Estas são, na verdade, as mesmas técnicas que usamos para procurar água na Terra, ou para explorar petróleo e gás”, explicou o professor Michael Manga, da Universidade da Califórnia em Berkeley, que participou nesta investigação.
Fonte: tempo
Sítio Online da Publicação: tempo
Data: 15/08/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário