quarta-feira, 30 de abril de 2025

Espécie de ave extinta por 40 anos coloca os primeiros ovos

Martin-Kastner-TNC-ZS

Nove jovens Sihek – também conhecidos como guarda-rios de Guam – criados à mão por tratadores de jardins zoológicos, foram libertados na Reserva do Atol de Palmyra da The Nature Conservancy em setembro de 2024 pelo Programa de Recuperação de Sihek, uma colaboração global de conservacionistas dedicados a promover a sustentabilidade destas aves magníficas e coloridas.

A equipa por detrás do projeto está agora a celebrar, uma vez que os ovos assinalam a forma como as aves floresceram desde a sua chegada ao Atol do Pacífico, localizado a cerca de 1.000 milhas a sul de Honolulu, no Havai.


Martin-Kastner-TNC-ZS

Após a sua notável libertação no outono passado, as quatro fêmeas e os cinco machos exploraram rapidamente a sua nova casa, aprendendo a procurar alimentos e a caçar novas presas na floresta tropical. Desde então, quatro casais estabeleceram territórios, construíram ninhos e três deles puseram ovos, marcando a primeira vez que a espécie se reproduziu na natureza desde a sua extinção na ilha de Guam, na década de 1980.

“Estamos muito satisfeitos com o facto de as nove aves não só estarem a sobreviver no Atol de Palmyra, como também já estão a iniciar a próxima fase da sua viagem, à medida que trabalhamos para restabelecer uma população de Sihek próspera e totalmente autossustentável na natureza”, afirma Caitlin Andrews, Cientista de Conservação de Aves da Estratégia de Resiliência das Ilhas da TNC e da ZSL (Sociedade Zoológica de Londres). “Foram precisos anos de planeamento para chegar a este ponto, e é maravilhoso ver os seus instintos a funcionar enquanto apanham osgas e aranhas e escavam os ninhos. A sua força dá-lhes esperança de um dia voltarem a Guam”.

Autor: sustentix
Fonte: sustentix
Sítio Online da Publicação: sustentix
Data: 30/04/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário