A soma dos ângulos de curvatura e a frequência de curvaturas rasas da movimentações das células podem ser usadas para diferenciara aquelas saudáveis das cancerosas. É o que mostrou um novo estudo Pexels
Uma inciativa coordenada pela Universidade Metropolitana de Tóquio, no Japão, descobriu que o movimento das células pode ser utilizado como uma técnica para verificar se elas carregam características cancerígenas. Para verificar isso, os pesquisadores observaram exemplares de fibrossarcomas malignos e fibroblastos saudáveis.
Além do diagnóstico facilitado de câncer, os responsáveis defendem que a abordagem também poderá ajudar a lançar luz sobre as funções relacionadas à motilidade celular, como, por exemplo, a cicatrização de tecidos. Um artigo que detalha os novos achados foi publicado em março na revista científica PLOS ONE.
Área de estudo bem conhecida
Por mais que cientistas e médicos observem células pelo microscópio há muitos séculos, a maioria dos estudos se concentra em sua forma, no seu conteúdo e na localização de suas diferentes partes. Mas as células são estruturas dinâmicas, e mudam ao longo do tempo.
Por isso, ao rastrear e analisar com precisão seu movimento, torna-se possível diferenciar as células cujas funções dependem da migração. Um exemplo importante disso é a metástase do câncer, em que a motilidade das células cancerosas permite que elas se espalhem.
Autor: revistagalileu
Fonte: revistagalileu
Sítio Online da Publicação: revistagalileu
Data: 22/04/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário