Um gigante ameaçado na água
Esses bagres, que podem alcançar até dois metros de comprimento, são considerados uma das espécies de água doce mais raras e ameaçadas do mundo. Para garantir a sobrevivência desses animais, é fundamental manter o rio Mekong livre de barreiras, segundo o grupo de conservação Wonders of the Mekong, apoiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Além da pesca ilegal e da poluição por plástico, o ecossistema do rio Mekong sofre com a construção de barragens nos trechos superiores e as mudanças climáticas. Essas alterações têm causado oscilações preocupantes nos níveis da água, comprometendo o ambiente onde os bagres gigantes vivem e se reproduzem, colocando a espécie em sério risco de extinção.
Queda dramática da população nos últimos anos
Embora não haja dados precisos sobre o número atual desses bagres, estimativas indicam que a população diminuiu em cerca de 80% nos últimos 13 anos, conforme apontado pela lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Nos últimos 25 anos, equipes de pesquisadores e da administração de pesca do Camboja marcaram e soltaram aproximadamente cem exemplares para monitorar a espécie.
Fonte: naturlink
Sítio Online da Publicação: naturlink
Data: 28/05/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário