quarta-feira, 25 de junho de 2025

A ciência, ansiosa pelo tipo de animal que acabaram de encontrar: «Nunca antes tínhamos visto algo assim»


A ciência, ansiosa pelo tipo de animal que acabaram de encontrar: «Nunca antes tínhamos visto algo assim»

O reino animal não para de trazer descobertas que surpreendem a comunidade científica. Com a maior parte do planeta voltada para o artificial, os especialistas em comportamento biológico continuam a concentrar os seus estudos na natureza, que responde com descobertas únicas até à data. Animais capazes de construir o seu próprio exoesqueleto ou insetos aquáticos do período Mioceno são apenas dois dos exemplos mais recentes.

Foi o que aconteceu com a equipa de trabalho formada pela Dra. Serena Ding, líder do grupo de investigação da Escola Internacional sobre Matéria Viva Max Planck, e pela investigadora de pós-doutorado no laboratório de Genes e Comportamento Daniela Pérez. Ambas realizaram um estudo no qual testemunharam o que poderia ser considerado uma nova forma de organização na vida animal.

Vermes nematóides trabalhando em equipa

O estudo, publicado pela revista Current Biology, relata o modo de organização de minúsculos vermes da família caenorhabditis elegans e de quem, pela primeira vez, se viu como se distribuem até formar uma estrutura que simula torres ou pontes na própria natureza.

Este tipo de comportamento dos nematóides já tinha sido observado em ensaios laboratoriais, mas nunca num ambiente natural, daí a relevância do acontecimento. Para isso, a Dra. Ding teve de recolher amostras de fruta podre em pomares, que levou para o seu laboratório para poder fazer as observações pertinentes.


Autor: greenvibe
Fonte: greenvibe
Sítio Online da Publicação: greenvibe
Data: 18/06/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário