Cada edital do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa destinará até R$ 75 milhões para subsidiar ações de recuperação de coleções, informatização dos acervos e disponibilização on-line do acesso ao acervo

Foto: coleção entomológica do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo – MZUSP (crédito: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)
A FAPESP anuncia o lançamento de duas chamadas de propostas no âmbito do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa do Estado de São Paulo (PAIP): uma para Coleções Biológicas e outra para Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos.
Em cada uma das chamadas, a FAPESP reservou até R$ 75 milhões para apoio à aquisição de equipamentos multiusuários (EMU) e custos de suprimentos e serviços necessários à instalação e operacionalização do equipamento multiusuário (EMU), além de Bolsas de Treinamento Técnico e de Participação em Curso. As propostas selecionadas poderão ter vigência de até 48 meses.
As chamadas priorizarão propostas baseadas em concepções inovadoras de armazenamento, organização e disponibilização das coleções, demonstrando a relevância da coleção para o desenvolvimento de pesquisas e prevendo o desenvolvimento de projetos de caráter cultural e educativo a partir das coleções.
Proponentes devem incluir ao menos uma das várias linhas de pesquisa estabelecidas pelas chamadas, que incluem: Recuperação de coleções e documentos sob risco de deterioração ou desaparecimento; Digitalização e/ou informatização de acervos; Disponibilização on-line do acesso ao acervo, de uso gratuito; Previsão de atualização de softwares que garantam a preservação e a continuidade da acessibilidade do acervo; Disponibilização on-line de imagens em alta resolução do material, sempre que possível, associadas a informações taxonômicas e séries históricas.
A cada proposta, será exigida uma demonstração de contrapartida institucional, que consiste na capacidade da instituição solicitante de desempenhar uma gestão institucional administrativa, técnica e financeira adequadas, contando com pessoal de apoio técnico dedicado à operação dos equipamentos, à gestão dos acervos e ao apoio aos usuários da instituição e externos.
Na chamada que contempla a infraestrutura de Coleções Biológicas, o objetivo é modernizar e expandir a infraestrutura dessas coleções, promovendo avanços na informatização e gestão de dados biológicos, com foco em atender às necessidades de uma ciência cada vez mais integrada e orientada por dados. Incluem-se na chamada as coleções de herbários, zoológicas e de células e tecidos – neste edital, coleções de cultura de células ou de tecidos e bancos de DNA podem ser objetos de propostas.
Por sua vez, a chamada referente a Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos abrange espaços – físicos ou virtuais – destinados ao armazenamento, pesquisa e divulgação do conhecimento científico, tecnológico, artístico, histórico e cultural, com destaque para a história social, cultural e científica no Brasil. O apoio da FAPESP tem como objeto a infraestrutura relacionada a pesquisa, preservação, digitalização, promoção do acesso universal e de divulgação de acervos e coleções institucionais.
As propostas deverão ser vinculadas a universidades, centros de pesquisa e de documentação, arquivos, bibliotecas e museus públicos e privados sem fins lucrativos, bibliotecas e entidades sem fins lucrativos. Acervos e coleções pessoais não registradas oficialmente em instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos não são consideradas elegíveis.
O pesquisador responsável, enquanto deve ter vínculo empregatício com instituição de pesquisa no estado de São Paulo, excepcionalmente nesta chamada poderá ou não ter vínculo empregatício na mesma Instituição onde será instalado o equipamento.
Propostas devem ser submetidas exclusivamente via SAGe (fapesp.br/sage) até 31 de outubro.
• Chamada de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa em Coleções Biológicas: fapesp.br/17669.
• Chamada de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos: fapesp.br/17670
Autor: FAPESP
Fonte: FAPESP
Sítio Online da Publicação: FAPESP
Data:06/08/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário