domingo, 26 de outubro de 2025

Centro de Biologia Marinha da USP inaugura novo espaço para atividades de extensão universitária

 

Estrutura com tanques em formato circular no meio
Novo espaço vai apresentar ao público a rica biodiversidade marinha da região – Foto: A. Morandini/Cebimar

.
O Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP, localizado em São Sebastião, acaba de ganhar um novo espaço dedicado a atividades educativas e de cultura e extensão: o Centro de Visitantes Tagea K. S. Björnberg. O nome é uma homenagem à professora que trabalhou durante muitos anos vinculada ao Cebimar, pesquisadora renomada no estudo do plâncton, “além de ser uma pessoa muito gentil e entusiasmada com as descobertas relacionadas ao ambiente marinho”, nas palavras do diretor da instituição, André Morandini. 

André Morandini, diretor de Cebimar e professor do IB – Foto: Divulgação/IB USP

Morandini, que também é professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da USP, explica que, no novo espaço, as atividades planejadas têm como objetivo apresentar ao público a rica biodiversidade marinha da região, inclusive a microscópica, destacando os benefícios e os serviços ecossistêmicos proporcionados pela conservação de áreas naturais e sua integração com a pesquisa científica.

O espaço conta com monitores de TV, microscópios, tablets, óculos de realidade virtual, aquários e um tanque com animais marinhos do Litoral Norte de São Paulo, além de um conjunto de painéis com imagens e informações sobre a biodiversidade, os ecossistemas e as áreas marinhas protegidas da região.

“Alguns de nossos parceiros são a Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha do Litoral Norte e a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) de São Sebastião, ambas vinculadas à Fundação Florestal da Secretaria do Meio Ambiente estadual, e o Núcleo de Gestão Integrada de Alcatrazes, ligado ao ICMBio/Ministério do Meio Ambiente”, enumera o diretor. 

Microscópios e outros equipamentos serão utilizados em ações educativas – Foto: Aline Zanotti/Cebimar

.

Foto: Aline Zanotti/Cebimar
Foto: Aline Zanotti/Cebimar

Educação ambiental

O Cebimar é conhecido por oferecer, desde meados dos anos 1980, um programa de visitas monitoradas no período das férias escolares e também ao longo do ano letivo, agendando e recebendo escolas, faculdades e grupos de amigos e familiares. Com o novo centro, a ideia é ampliar o conteúdo de educação ambiental e divulgação científica trazendo parcerias locais para colaborarem nesse espaço diferenciado.

Foto: A. Morandini/Cebimar

.
A reestruturação completa do antigo local onde eram realizadas as visitas monitoradas ao Cebimar, o Centro de Visitantes, levou um ano e dois meses para ser concluída e contou com recursos da Fundação Boticário, do Projeto Coral Vivo e também da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Para o diretor, o Centro de Visitantes Tagea K. S. Björnberg vai impulsionar as atividades de educação ambiental e de divulgação das ciências marinhas do Cebimar.  

“Certamente se consolidará como um importante polo de educação não formal e opção de turismo educativo do Litoral Norte. Sua concepção vem de encontro a movimentos mundiais que divulgam a importância de políticas públicas para a pesquisa e conservação do ambiente marinho, como a Década dos Oceanos e o programa Escola Azul, ambos sob tutela da ONU (Organização das Nações Unidas)”, conclui o diretor.

.

Texto adaptado da diretoria do Cebimar



Autor: jornal.usp
Fonte: jornal.usp
Sítio Online da Publicação: jornal.usp
Data: 22/10/2025
Publicação Original: https://jornal.usp.br/universidade/centro-de-biologia-marinha-da-usp-inaugura-novo-espaco-para-atividades-de-extensao-universitaria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário