
.
O Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP, localizado em São Sebastião, acaba de ganhar um novo espaço dedicado a atividades educativas e de cultura e extensão: o Centro de Visitantes Tagea K. S. Björnberg. O nome é uma homenagem à professora que trabalhou durante muitos anos vinculada ao Cebimar, pesquisadora renomada no estudo do plâncton, “além de ser uma pessoa muito gentil e entusiasmada com as descobertas relacionadas ao ambiente marinho”, nas palavras do diretor da instituição, André Morandini.

Morandini, que também é professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências (IB) da USP, explica que, no novo espaço, as atividades planejadas têm como objetivo apresentar ao público a rica biodiversidade marinha da região, inclusive a microscópica, destacando os benefícios e os serviços ecossistêmicos proporcionados pela conservação de áreas naturais e sua integração com a pesquisa científica.
O espaço conta com monitores de TV, microscópios, tablets, óculos de realidade virtual, aquários e um tanque com animais marinhos do Litoral Norte de São Paulo, além de um conjunto de painéis com imagens e informações sobre a biodiversidade, os ecossistemas e as áreas marinhas protegidas da região.
“Alguns de nossos parceiros são a Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha do Litoral Norte e a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) de São Sebastião, ambas vinculadas à Fundação Florestal da Secretaria do Meio Ambiente estadual, e o Núcleo de Gestão Integrada de Alcatrazes, ligado ao ICMBio/Ministério do Meio Ambiente”, enumera o diretor.

.


Educação ambiental
O Cebimar é conhecido por oferecer, desde meados dos anos 1980, um programa de visitas monitoradas no período das férias escolares e também ao longo do ano letivo, agendando e recebendo escolas, faculdades e grupos de amigos e familiares. Com o novo centro, a ideia é ampliar o conteúdo de educação ambiental e divulgação científica trazendo parcerias locais para colaborarem nesse espaço diferenciado.

.
A reestruturação completa do antigo local onde eram realizadas as visitas monitoradas ao Cebimar, o Centro de Visitantes, levou um ano e dois meses para ser concluída e contou com recursos da Fundação Boticário, do Projeto Coral Vivo e também da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Para o diretor, o Centro de Visitantes Tagea K. S. Björnberg vai impulsionar as atividades de educação ambiental e de divulgação das ciências marinhas do Cebimar.
“Certamente se consolidará como um importante polo de educação não formal e opção de turismo educativo do Litoral Norte. Sua concepção vem de encontro a movimentos mundiais que divulgam a importância de políticas públicas para a pesquisa e conservação do ambiente marinho, como a Década dos Oceanos e o programa Escola Azul, ambos sob tutela da ONU (Organização das Nações Unidas)”, conclui o diretor.
.
Texto adaptado da diretoria do Cebimar
Autor: jornal.usp
Fonte: jornal.usp
Sítio Online da Publicação: jornal.usp
Data: 22/10/2025
Publicação Original: https://jornal.usp.br/universidade/centro-de-biologia-marinha-da-usp-inaugura-novo-espaco-para-atividades-de-extensao-universitaria/
Nenhum comentário:
Postar um comentário