quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Workshops em São Paulo e na Alemanha recebem submissão de trabalhos


















Eventos em São Paulo e em Eichstätt têm apoio da FAPESP e do Centro Universitário da Baviera para América Latina. Envio de resumos até 15 de junho (foto: KU)

Dois workshops com o tema “Bavaria and São Paulo: the making of knowledge, science, arts – an entanglement perspective” reunirão pesquisadores de instituições do Estado de São Paulo e da Baviera.

O primeiro será realizado em São Paulo, na USP, de 8 a 11 de outubro de 2018. O segundo ocorrerá na Katholische Universität Eichstätt-Ingolstatt (KU), em Eichstätt, Alemanha, de 7 a 10 de outubro de 2019.

Os eventos foram selecionados em chamada de propostas conjunta entre a FAPESP e o Ministério de Estado de Ciências, Pesquisa e das Artes do Estado Livre da Baviera (StMBW) – representado pelo Centro Universitário da Baviera para América Latina (Baylat).

Segundo os organizadores, o ponto de partida dos workshops está representado pelas expedições científicas na primeira metade do século 19, como as conduzidas por Johann Moritz Rugendas, Friedrich Sellow, Johann Baptist von Spix, Carl Friedrich Philipp von Martius, Johann Emanuel Pohl, Georg Heinrich von Langsdorff e Thomas Ender.

O projeto dos workshops está recebendo resumos de trabalhos para os interessados em participar dos eventos. Pesquisadores do Estado de São Paulo poderão se candidatar a terem as despesas pagas para participar do evento na Alemanha.

Os interessados em São Paulo deverão enviar resumos em inglês de trabalhos a serem apresentados nos dois workshops, juntamente com seus currículos, até 15 de junho de 2018, para o e-mail do professor Gildo Magalhães (gildomssantos@hotmail.com), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, coordenador dos eventos. Na Baviera, os resumos devem ser encaminhados ao professor Thomas Fischer, da KU (th.fischer@ku.de), que também coordena os workshops.

Os trabalhos poderão ser de diversas áreas, incluindo história, geografia, literatura, filosofia, estudos culturais, artes, etnologia, antropologia, biologia, linguística, arquitetura e economia. Os workshops serão conduzidos em inglês.

Entre os temas que poderão ser abordados pelos trabalhos estão “Analysis of political, social, economic contexts in Bavaria / Germany / Europe and São Paulo / Brazil / Americas”, “Cultural, scientific, and artistic interchanges; epistemological changes”, “Representations and images”, “The role of Bavaria and São Paulo in the scientific landscape in the 19th and 20th centuries” e “Travel and Migration: everyday life and material culture; visual culture; social interactions”.

Mais informações: www.agencia.fapesp.br/2018/workshopbaylat.pdf.

Autor: Fapesp
Fonte: Fapesp
Sítio Online da Publicação: Fapesp
Data de Publicação: 09/02/2017
Publicação Original: http://agencia.fapesp.br/workshops_em_sao_paulo_e_na_alemanha_recebem_submissao_de_trabalhos/27120/

Nenhum comentário:

Postar um comentário