terça-feira, 9 de abril de 2019

Estudo encontra mais de 1 milhão de bactérias e cc em garrafinhas e copos usados em escritórios

Estudo revela quantidade de bactérias em garrafas de água



Na tentativa de reduzir o uso de descartáveis, é cada vez mais comum ver que profissionais de ambientes corporativos, e também de academias, optam por garrafinhas, canecas e copos de plástico e outros materiais. No entanto, a higiene incorreta preocupa e pode significar uma contaminação de mais de um milhão de bactérias e fungos, que provocam de intoxicação alimentar a infecção pulmonar.


A constatação é de um estudo feito pela Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp, em Campinas (SP). Bocais e a parte interna de oito garrafas e copos foram analisados em laboratório e todos apresentaram micro-organismos.


Em alguns dos itens, a sujeira era visível, afirma a doutora em ciências de alimentos e pesquisadora, Rosana Siqueira.



"Principalmente na parte que entra em contato com os lábios, a boca. [...] A gente tem a noção de que, por ser água, a água é limpa. Mas, a gente esquece que coloca essa água em contato com a mucosa da nossa boca", explica a especialista.



Bocal de garrafa de plástico com sujeira por falta de higiene; item fez parte de pesquisa sobre contaminação, em Campinas. — Foto: Reprodução/EPTV


Segundo Rosana, a boca tem micro-organismos naturalmente, mas em baixa quantidade. Quando eles são transportados para os bocais e para o interior de copos e garrafas não higienizados, acabam proliferando e a alta quantidade é que representa o perigo para a saúde.



Copo contaminado por falta de higiene foi analisado em estudo de universidade de Campinas. — Foto: Reprodução/EPTV


Os riscos também incluem diarreia, vômitos, náuseas e dor de garganta. Entre as bactérias, foram encontradas Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Acinetobacter, Enterobacter, Pseudomonas e Klebsiella. Entre os fungos, Candida, Rhodotorula.



"São bactérias oportunistas. Nem sempre, no nosso ambiente de trabalho, a gente vai estar bem. Então, a gente pode já estar com o nosso sistema [imunológico] debilitado e entra em contato com quantidades encontradas, como mais de 1 milhão desses micro-organismos".




Fungos e bactérias encontrados em garrafinhas de água mal higienizadas; análise foi feita em universidade de Campinas. — Foto: Reprodução/EPTV




Antes e depois




Em apenas uma das garrafinhas analisadas, foram encontradas 17,5 mil bactérias e 1.980 fungos na parte interna. A condição do bocal foi ainda mais preocupante, com 1.152.000 bactérias e 8.310 fungos.


Esse objeto foi lavado e novamente passou pela análise da pesquisadora. No interior da garrafa não havia mais contaminação, mas o bocal ainda conservou micro-organismos: 103.200 bactérias e 110 fungos.



"Se não fizer uma higienização muito profunda, esses micro-organismos vão permanecer", afirma Rosana.




Pesquisadora Rosana Siqueira da UniMetrocamp, em Campinas, analisa contaminação em garrafas e copos. — Foto: Reprodução/EPTV




Como fazer a limpeza correta?




Para evitar a proliferação dos micro-organismos, a pesquisadora recomenta o uso de detergente, esponja de lavar louça e escova de mamadeira, para alcançar o fundo de garrafas.


No caso de canudos, o ideal é que ele fique imerso em uma solução de água sanitária, na proporção de duas colheres para um litro de água. A limpeza deve ser feita todos os dias.



"Tem que esfregar bem a parede das garrafas e também o fundo, e dar uma atenção também para o bocal", explica Rosana.




Nos locais onde se costuma guardar copos e garrafas, ela alerta para a importância de deixar sempre sem resíduos e restos de água e outras bebidas. Se tiver tampa, guardar limpo e tampado. Se não tiver, guardar virado para baixo, para evitar que insetos tenham acesso aos objetos.


Limpeza adequada de garrafas deve ser feita com escova de mamadeira, aponta pesquisa feita Campinas. — Foto: Reprodução/EPTV




Autor: G1 Saúde
Fonte: G1 Saúde
Sítio Online da Publicação: G1 Saúde
Data: 09/04/2019
Publicação Original: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2019/04/09/estudo-encontra-mais-de-1-milhao-de-bacterias-e-fungos-em-garrafinhas-e-copos-usados-em-escritorios.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário