sexta-feira, 27 de novembro de 2020

FAPERJ retoma o Programa de Apoio à Editoração



A retomada do Apoio à Editoração fortalece a difusão do conhecimento gerado pela comunidade
acadêmica fluminense (Foto: Pexels/Pixabay)


A direção da FAPERJ anunciou, nesta quinta-feira, 26 de novembro, a divulgação dos resultados do Programa de Apoio à Editoração – 2020, destinado a dar suporte à difusão e divulgação de pesquisas e/ou estudos desenvolvidos no Estado do Rio de Janeiro, nos formato de livro, e-book, coletânea, publicação periódica temática, obra de referência, CD (de áudio, de dados e híbridos) e DVD (de vídeos documentários, científicos ou educativos, de dados e híbridos) nos suportes impresso, eletrônico ou digital. Entre as 121 propostas contempladas, nos mais variados formatos e em diversas áreas do conhecimento, destacam-se a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 33 projetos aprovados, e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), também com 33 aprovações.

A Universidade Federal Fluminense (UFF), com 18 aprovados, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 6, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),com 6, e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), também com 6, vêm em seguida, numa lista que contempla um total de 21 Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. As Ciências Humanas tiveram 54 projetos aprovados, seguidas, pelas Ciências Sociais e Aplicadas (22), Linguística Letras e Artes (17), Ciências Biológicas (8), Ciências da Saúde (8), Ciências Exatas e da Terra (5), Ciências Agrárias (4) e Engenharias (3).

No total, serão investidos R$ 2,6 milhões de reais na divulgação de pesquisas de relevância não apenas acadêmica, mas que interessam ao desenvolvimento socioeconômico do estado, pois os recursos aplicados representam também apoio aos setores de edição, aos parques gráficos e aos profissionais que se integram nos processos de impressão de livros, CDs e DVDs no Estado do Rio de Janeiro. O Auxílio à Editoração é fundamental para a divulgação dos resultados da pesquisa acadêmica produzida pelas diferentes Instituições de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo das últimas edições, este edital permitiu a publicação de livros de referência nas diferentes áreas, incluindo obras premiadas e indicadas a relevantes premiações no Brasil e no exterior.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, a retomada do apoio significativo à editoração, em todas as suas formas, é crucial para que todo o espectro das atividades científicas e de inovação seja contemplado pelo conjunto das atividades de uma agência de fomento à pesquisa. “A produção de livros, documentários, números temáticos de revistas especializadas, entre outros, é fundamental para a transparência e para que os resultados dos mais importantes projetos estejam ao alcance de todos, dos pesquisadores e inovadores à população em geral”, afirma Lima Silva.

Confira a listagem completa dos contemplados no Edital Programa de Apoio à Editoração – 2020




Autor: FAPERJ
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 26/11/20
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=4120.2.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário