quinta-feira, 4 de março de 2021

Podcast aborda a técnica da seleção estatística de modelos



Programa integra a série A Matemática do Cérebro, produzida por integrantes do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática da USP (imagem: divulgação)


O novo episódio da série de podcasts A Matemática do Cérebro, do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), trata da seleção estatística de modelos, um método que a ciência encontrou para analisar dados e identificar regularidades que não estão aparentes em um primeiro momento.

O NeuroMat é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sede na Universidade de São Paulo (USP).

O episódio, lançado no dia 25 de fevereiro, foi gravado de forma remota durante a quarentena e contou com a presença dos pesquisadores do NeuroMat Daniel Yasumasa Takahashi, que é biólogo e matemático, e Antônio Carlos Roque, que é físico e cientista da computação.

Durante os 35 minutos do programa, os participantes discutiram como os cientistas historicamente fazem para analisar os seus dados e testar hipóteses. Também explicaram como a técnica da seleção estatística de modelos é utilizada nas pesquisas sobre o cérebro desenvolvidas no NeuroMat.

O podcast está disponível no Spotify, no Itunes, no Google Podcast e também no site do NeuroMat.

Mais informações em: https://bit.ly/37VDUIE.




Autor: Agência FAPESP
Fonte: FAPESP
Sítio Online da Publicação: FAPESP
Data: 04/03/2021
Publicação Original: https://agencia.fapesp.br/podcast-aborda-a-tecnica-da-selecao-estatistica-de-modelos/35305/#.YEDKDov1uLs.whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário