Eu, o Bicho-Pau
![]() |
Elaborada por Jane Costa e Lucas Torres, do Laboratório de Biodiversidade Entomológica, a obra incentiva o estudo da biodiversidade e o respeito pelas mais diversas criaturas da natureza através da história de uma criança que encontra um misterioso inseto com formato de graveto.
Para acessar, clique aqui.
As Borboletas, o Besouro e a Fada da Biodiversidade
![]() |
Elaborada por Jane Costa e Lucas Torres, do Laboratório de Biodiversidade Entomológica, a publicação enaltece as diferenças entre as várias espécies de insetos, com o objetivo de mostrar a importância da diversidade e chamar atenção para a riqueza presente nesse grupo de animais.
Para acessar, clique aqui.
O complexo Triatoma brasiliensis: atualizações sobre o principal vetor da doença de Chagas no Nordeste do Brasil
![]() |
Elaborada por Carolina Dale, Letícia Paschoaletto e Jane Costa, do Laboratório de Biodiversidade Entomológica, a publicação apresenta as espécies de triatomíneos transmissoras da doença de Chagas no Nordeste do Brasil de forma acessível para profissionais que atuam em serviços de saúde, professores e estudantes.
Para acessar, clique aqui.
Enriquecimento Ambiental – qual a melhor forma de utilização do enriquecimento ambiental para camundongos em biotério?
![]() |
A publicação reúne avanços no conhecimento de técnicas e abordagens que oferecem melhorias no bem-estar de animais utilizados em pesquisas científicas.
Para acessar, clique aqui.
Insetos Bibliófagos - Identificação, prevenção e controle
![]() |
O material apresenta de forma clara e objetiva os insetos responsáveis por danos, muitas vezes irreparáveis, ao patrimônio impresso. A obra tem como autores Jane Costa e Márcio Felix, pesquisadores do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC.
Para acessar, clique aqui.
Livro referente ao centenário do Instituto Oswaldo Cruz (1900-2000)
![]() |
A obra publicada por ocasião do centenário do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no ano 2000, ganhou versão digital a partir de uma parceria com o Laboratório de Digitalização de Obras Raras (Multimeios / Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - Icict/Fiocruz). A obra tem como editores José Rodrigues Coura, Luiz Fernando Ferreira e Wladimir Lobato Paraense. Além de um conteúdo sobre a estrutura do IOC na época, a obra traz reproduções de textos raros, redigidos por alguns dos fundadores do Instituto.
Para acessar, clique aqui.
Coletânea sobre bactérias do gênero Bacillus
![]() |
As bactérias do gênero Bacillus, que ocupam posição de destaque no campo da pesquisa, agora são o foco de uma ampla Coletânea que traz referências úteis para o trabalho com estes microrganismos em laboratório. A “Coletânea de Procedimentos Técnicos e Metodologias Empregadas para o Estudo de Bacillus e Gêneros Esporulados Aeróbios” apresenta um conjunto de informações que vão desde noções básicas de bacteriologia até o cultivo deste grupo bacteriano.
O livro está disponível gratuitamente online (clique aqui).
Espécies de Maruins do Brasil
![]() |
De autoria das pesquisadoras Maria Clara Alves Santarém e Maria Luiza Felippe-Bauer, do Laboratório de Díptera do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a publicação apresenta um breve histórico dos estudos sobre os Maruins. Conhecidos como mosquitos pólvora, estes insetos podem ser encontrados em todas as regiões do país. O material contém uma tabela com o número de espécies encontradas na Região Neotropical, Brasil e Região Amazônica Brasileira e uma lista atualizada sobre os vetores reportados no Brasil organizada entre os 27 estados do país em ordem alfabética.
A obra possui conteúdo bilíngue (português e inglês). Acesse gratuitamente (clique aqui).
Saúde e Cultura: diversidades terapêuticas e religiosas
![]() |
Discutir sobre as expressões das diversas práticas culturais, religiosas e comunitárias, relacionadas aos cuidados em saúde é a proposta da publicação. Dividido em dois capítulos, que abordam as ‘Culturas afro-brasileiras e saúde’ e a ‘Saúde indígena e uso terapêutico da Ayahuasca’, o livro reúne dez artigos assinados por 11 especialistas de diversas universidades brasileiras.
Clique aqui e acesse gratuitamente (clique aqui).
Estudo da vulnerabilidade socioambiental da população dos municípios baianos inseridos na bacia hidrográfica do Rio São Francisco no bioma caatinga, aos impactos das mudanças climáticas
![]() |
Utilizando a metodologia desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o trabalho apresenta indicadores de vulnerabilidade de 84 municípios da Bahia diante de diferentes cenários previstos para as mudanças climáticas.
O relatório está disponível gratuitamente online (clique aqui).
Mapa da vulnerabilidade da população dos municípios do estado do Rio de Janeiro frente às mudanças climáticas
![]() |
A publicação apresenta a metodologia desenvolvida para sintetizar, em uma única medida, aspectos socioambientais e de saúde humana sensíveis às variações climáticas, associados a cenários futuros de mudança global do clima para a população dos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
O relatório está disponível gratuitamente online (clique aqui).
Atlas Iconográfico dos Triatomíneos do Brasil
![]() |
O material conta com ilustrações e informações sobre a morfologia dos insetos, tamanho, habitat, ciclo de vida, além de mapas sobre a diversidade e distribuição geográfica das 66 espécies de barbeiros registradas até o momento.
O Atlas está disponível gratuitamente online (clique aqui).
South American Trematodes Parasites of Amphibians and Reptiles
![]() |
A publicação lista 215 micro-organismos da classe Trematoda descritos na América do Sul, encontrados em anfíbios e répteis da região. Além de informações sobre características morfológicas, local e ano da descrição do parasito, o livro apresenta 207 figuras.
Clique aqui e acesse a versão completa em PDF .
Série em Biologia Celular e Molecular do Curso de Férias do IOC -- Volume 'Métodos Experimentais no Estudo de Proteínas'
![]() |
Inspirada no Curso de Férias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a Série em 'Biologia Celular e Molecular' apresenta seu primeiro volume: 'Métodos Experimentais no Estudo de Proteínas'. A obra aborda técnicas de medidas básicas de proteínas e ensaios de atividade enzimática até a purificação de proteínas e análise proteômica. O material tem 83 páginas, divididas em cinco capítulos: Introdução à bioquímica de proteínas, Enzimologia: ensaios enzimáticos, Métodos de purificação de proteínas, Eletroforese unidimensional e Introdução à proteômica.
Acesse a versão completa em pdf.
Guia de Triatomíneos da Bahia
![]() |
A publicação propõe o lema “Conhecer para prevenir” a fim de ampliar e divulgar o conhecimento sobre as espécies de triatomíneos predominantes no Estado, além de orientar as ações de vigilância dos vetores da doença e auxiliar na formação e capacitação de recursos humanos na região. Contribui ainda com informações sobre a taxonomia, a biologia e a morfologia das espécies, representando um marco para a entomologia médica do país
Acesse a versão completa em PDF
Manual de Capacitação na Detecção de Trypanosoma cruzi para Microscopistas de Malária e Laboratoristas da Rede Pública
![]() |
A publicação tem como objetivo colaborar na capacitação de profissionais que atuam no diagnóstico da doença de Chagas. O módulo I apresenta o curso e abordada temas como: ‘Doença de Chagas e seu agente etiológico’, ‘Diagnóstico laboratorial – Uma abordagem geral’, ‘Conduta com o indivíduo infectado e notificação’, ‘Caracterização do T. cruzi’. No módulo II, teórico e prático, estão incluídos os itens ‘Diagnóstico Parasitológico do Trypanosoma cruzi’ e aulas teóricas e práticas são expostas. O módulo III finaliza o manual com conteúdo teórico e prático, definindo a ‘Identificação, biologia de triatomíneos e métodos de coleta’.
Acesse a versão completa em PDF
Uma Escola para a Ciência e a Saúde - 111 Anos de Ensino no Instituto Oswaldo Cruz
![]() |
Desde suas origens, em 1900, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) tem como foco a tríade pesquisa-ensino-produção. O compromisso, que inspira as gerações de pesquisadores que se sucederam no Instituto, faz com que o IOC sustente até hoje um importante papel na formação e aperfeiçoamento de pessoas. O livro ‘Uma escola para a Ciência e a Saúde - 111 anos de Ensino no Instituto Oswaldo Cruz’, resgata esta trajetória e busca perspectivas para o futuro.
Acesse a versão completa em PDF
Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde
![]() |
A coleção Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde tem como objetivo integrar conhecimentos teóricos e práticos, proporcionando ao aluno informações que possibilitem a reflexão sobre seu papel como transformador dos processos e atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além de servir para professores, como norteadores da definição curricular de seus cursos.
Volume 1: Biossegurança e boas práticas laboratoriais, Conceitos e técnicas básicas aplicadas em laboratório, Microscopia da luz, Animais de laboratório e Fundamentos em química experimental. Acesse a versão completa em PDF
Volume 2: Biologia Celular e ultraestrutura, histologia, técnicas citológicas e cultivo celular. Acesse a versão completa em PDF
Volume 4: Imunologia, Virologia, Bacteriologia e Micologia. Acesse a versão completa em PDF
Adolpho Lutz e a Coleção Helmintológica do Instituto Oswaldo Cruz
![]() |
O livro apresenta, em edição bilíngue, a coleção de helmintos iniciada pelo cientista no princípio do século XX. A contribuição de Lutz ao descrever as diferentes espécies de parasitos que havia no Brasil abriu o campo para os cientistas que o sucederam, tornando nossa fauna helmintológica alvo de enfoque internacional. O livro contém o histórico da coleção, dados biográficos do pesquisador, além de uma listagem do acervo helmintológico sistematizado.
Acesse a versão completa em PDF
Adrelírio José Rios Gonçalves e a infectologia no Brasil - Uma coletânea de publicações (1966-2000)
![]() |
A publicação traz uma coletânea de relatos publicados do pesquisador, médico e professor Adrelírio Rios Gonçalves sobre casos clínicos e estudos de séries de casos de doenças infecciosas e parasitárias, além de temas gerais correlatos, produzidos entre 1966 e 2000. Os capítulos contam com introduções de especialistas que homenageiam o conhecimento, a liderança e o caráter do pesquisador. O prefácio é do tropicalista José Rodrigues Coura, e o material foi organizado pelos pesquisadores Elba R. Sampaio de Lemos, Glaura M.Florim Terra, Jacqueline Anita Menezes e José Carlos Pessoa de Mello.
Acesse a versão completa em PDF
Atlas de Morfologia e Morfogênese do Vírus da Dengue
![]() |
Esta é a versão digital do Atlas de Morfologia e Morfogênese do Vírus da Dengue, publicado pelo Instituto Oswaldo Cruz. A publicação em inglês descreve a morfologia do ciclo de vida do vírus da dengue por meio de 115 imagens acompanhadas de textos explicativos. A morfogênese da replicação do vírus é descrita e discutida pela autora e chefe do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, Monika Barth. A versão disponível para download foi compactada, por isso as imagens não têm resolução para impressão. Interessados em obter exemplares impressos podem solicitar pelo email barth@ioc.fiocruz.br.
Acesse a versão completa em PDF
A virologia no Estado do Rio de Janeiro – uma visão global
![]() |
O livro A virologia no Estado do Rio de Janeiro – uma visão global apresenta uma perspectiva global e histórica desse campo de pesquisa no Estado, desde seus primeiros fatos registrados até as epidemias modernas. A publicação, elaborada pelos pesquisadores Hermann Schatzmayr, do Instituto Oswaldo Cruz, e Maulori Cabral, da UFRJ, descreve a atuação de instituições do Estado que realizam pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção de fármacos e outros produtos para tratamento e controle de viroses. A obra aborda as viroses humanas, como a febre aftosa, além de registrar a criação da Sociedade Brasileira de Virologia.
Acesse a versão completa em PDF
Biossegurança de OGMs Vol.1 - Biossegurança de OGMs: uma visão integrada
![]() |
Fruto de projeto aprovado pelo CNPq através do edital 026/2007, o livro aborda os procedimentos que devem ser utilizados para se trabalhar legalmente com organismos geneticamente modificados. A coletânea de textos apresentada foi elaborada pelos pelos autores Marco Antônio da Costa e Maria de Fátima Barrozo da Costa a partir das experiências, vivências e reflexões de 35 autores envolvidos de alguma forma com o tema “biossegurança”, e tem como foco a biossegurança de OGMs.
Acesse a versão completa em PDF
Biossegurança de OGMs Vol.2 - Organismos Geneticamente Modificados - Como trabalhar legalmente?
![]() |
Produto gerado e financiado pelo projeto do CNPq
Capacitação em Biossegurança de OGM (edital 026/2007), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Autoria da pesquisadora do Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos, Cíntia Borba, e de Maria Castro, ambas membros da Comissão Interna de Biossegurança do IOC.
Acesse a versão completa em PDF
Os vetores e as doenças no Tocantins
![]() |
A Cartilha educativo-sanitária – Os vetores e as doenças no Tocantins é um dossiê sobre os principais vetores de doenças presentes no Tocantins. Resultado de cinco projetos ambientais realizados pelo instituto durante a construção da Usina Hidrelétrica de Peixe Angical, localizada no Rio Tocantins, a publicação tem como objetivo orientar a população e os profissionais de saúde da região para importantes questões ligadas à saúde pública, servir de base para estimular o interesse científico dos jovens da região e orientar turistas em visita ao estado.
Roedores silvestres do Brasil
![]() |
Escrito por Paulo S. D'Andrea, Cibele R. Bonvicinio e João Alves de Oliveira, o Guia dos Roedores do Brasil possibilita a identificação preliminar dos animais no campo, com base em caracteres morfológicos externos como tamanho e forma do corpo, cor e tipo de pelagem.
Vigilância e Controle de Moluscos de Importância Epidemiológica
![]() |
Livro Vigilância e controle de moluscos |
O livro Vigilância e controle de moluscos de importância epidemiológica: diretrizes técnicas, do Programa de Vigilância e Controle da Esquistossomose da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério, é um guia para orientação de agentes sanitários em todo o país. Entre os organizadores da obra estão os pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz Silvana Thiengo, do Laboratório de Malacologia, e Otávio Pieri, do Laboratório de Ecoepidemiologia e Controle da Esquistossomose e Geohelmintoses. O livro esclarece que o mecanismo de transmissão da Esquistossomose é extremamente complexo e depende dos fatores condicionantes inerentes a cada localidade. Acesse a versão em PDF.
Cadernos de Estudos Avançados
![]() |
Série de publicações do Instituto Oswaldo Cruz, os Cadernos de Estudos Avançados constituem um canal de expressão para o debate político e o pensamento independente entre a comunidade científica. Em edições temáticas, reúne artigos nacionais e estrangeiros, contribuindo para a divulgação da ciência.
Volume 2 nº1
volume1 nº2
Volume 1 nº1
Volume 3
I Simpósio Nacional de Coleções Científicas
![]() |
Resultado do I Simpósio Nacional de Coleções Científicas, a publicação reúne trabalhos apresentados nas palestras e mesas-redondas do evento comemorativo dos 105 anos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), realizado em maio de 2005.
I Simpósio Nacional de Coleções Científicas
I Encontro do IOC
![]() |
A publicação reúne propostas e síntese das soluções discutidas no I Encontro do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), realizado em abril de 2005, organizadas por temas: Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Ensino, Serviços de Referência, Coleções Científicas, Biossegurança, Equipamentos, Administração e Recursos Humanos.
Catálogo da Área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Epidemiologia, Vigilância e Diagnóstico em Saúde do IOC
![]() |
O documento visa divulgar as atividades e produtos resultantes dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores do IOC que integram esta Área de Pesquisa. As informações apresentadas nesta edição do catálogo são resultantes das pesquisas e atividades desenvolvidas durante os anos 2007 e 2008.
Atlas Iconográfico dos Triatomíneos do Brasil (vetores da doença de Chagas)
![]() |
Desenvolvido pelo Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do IOC, o material apresenta um quadro geral da diversidade e distribuição geográfica dos triatomíneos registrados até o momento no Brasil, incluindo imagens das espécies, tamanho, desenvolvimento, diagnoses, mapas, informações sobre habitat e ciclo de vida, além de uma chave dicotômica para todas as espécies.
Autor: fiocruz
Fonte: fiocruz
Sítio Online da Publicação: fiocruz
Publicação Original: http://www.fiocruz.br/ioc/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=122\
Nenhum comentário:
Postar um comentário