Com esse objetivo, o ‘Caminhos para o Rio’ surgiu para suprir uma necessidade dos alunos de graduação do curso de Administração da PUC-Rio, que ganharam uma nova formação acadêmica, que inclui o empreendedorismo. “O think tank surgiu em decorrência da criação da disciplina intitulada ‘Integradora de Práticas de Empreendedorismo’. Colocamos os alunos da graduação em contato com temas atuais e relevantes para o desenvolvimento do Rio de Janeiro, diante da realidade dos problemas do carioca, para que pensem nos desafios e oportunidades para melhoria da gestão da cidade e do estado. Promover um think tank dentro de um curso de graduação é uma proposta inovadora, pois normalmente são núcleos de pensamento associados a pesquisadores e profissionais mais experientes”, explicou Berenger.
Berenger destaca a importância do think tank como parte da grade curricular voltada ao empreendedorismo na graduação do IAG/PUC-Rio
Como parte da formação em empreendedorismo, os estudantes se organizam em grupos de pensadores que, sob a orientação de docentes, desenvolvem estudos sobre problemas e tendências relevantes para o Rio de Janeiro. Ao final de cada ciclo, agendas de oportunidades são elaboradas, a partir de um trabalho colaborativo que consolida visões das esferas acadêmica, pública e do setor produtivo para endereçar ideias que contribuam para o desenvolvimento e transformação da economia fluminense. “Produzimos relatórios executivos com um olhar analítico sobre diversos setores da economia, como Energia, Cultura, Óleo e Gás e Turismo, entre outros”, detalhou.
Nos dois últimos períodos, como parte do think tank, foram realizados dois eventos com apoio da FAPERJ, por meio do edital Auxílio à Organização de Evento Científico (APQ 2). Os temas dos painéis realizados, em novembro de 2021 e em junho de 2022, foram Nomadismo Digital e Empreendedorismo em Comunidades. “É um projeto que tem como diferencial um processo de aprendizagem prático e relevante, oferecendo um diálogo que vai além dos muros da universidade. Os alunos se deparam com problemas reais e atuais. Coloca os estudantes dentro da realidade da cidade em que vivem, produzindo um conteúdo aberto, dentro de uma visão de empreendedorismo, e propondo oportunidades, para que empreendedores e setor público possam consumir esse conteúdo na busca por soluções efetivas”, concluiu Berenger.
Autor: Débora Motta
Fonte: faperj
Sítio Online da Publicação: faperj
Data: 22/09/2022
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=168.7.1
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