quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Pesquisadores da Unesp propõem condições para maximizar o emaranhamento quântico


O emaranhamento é uma propriedade da física quântica que se manifesta quando dois ou mais sistemas interagem de tal maneira que seus estados quânticos não podem ser descritos independentemente. Na terminologia da física quântica, diz-se que, nessa condição, os sistemas ficam “emaranhados”, isto é, fortemente correlacionados. Tal propriedade é de primeira importância para a realização da computação quântica. Quanto maior o emaranhamento, mais otimizado e eficiente o computador quântico.

Estudo realizado no Departamento de Física do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) no campus de Rio Claro (IGCE-Unesp) propôs um novo método para quantificar o emaranhamento, bem como as condições nas quais o emaranhamento é maximizado, visando otimizar a construção de um computador quântico. O trabalho foi publicado em formato “letter” no periódico Physical Review B: “Grüneisen parameter as an entanglement compass and the breakdown of the Hellmann-Feynman theorem”.

No estudo, os pesquisadores demonstraram também que, em condições particulares, ocorre a quebra do teorema de Hellmann-Feynman da física quântica. Esse teorema descreve a dependência da energia própria do sistema em relação a um parâmetro de controle. 


Autor: FAPESP 
Fonte: euronews
Sítio Online da Publicação: FAPESP 
Data: 12/12/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário