Diferença entre polo norte magnético e polo norte geográfico
O polo geográfico marca o ponto para onde converge o eixo de rotação da Terra, enquanto que o polo magnético é o ponto indicado pelas bússolas, com tendência a deslocar-se lentamente, pois é o resultado do ferro líquido no núcleo externo do planeta. Um exemplo das mudanças seculares que estes metais podem causar é a lenta deslocação do pólo norte magnético da Terra em direção à Sibéria, um processo que tem vindo a ocorrer continuamente nas últimas décadas.
Uma vez que o Modelo Magnético Mundial (WMM) é de natureza preditiva, torna-se menos preciso ao longo do tempo e tem de ser atualizado com as mais recentes projeções derivadas de dados recolhidos mais recentemente. As atualizações estão programadas para ocorrer de cinco em cinco anos.
A bússola é um instrumento que deteta e alinha-se com o campo magnético terrestre. Este campo faz com que a Terra se manifeste como um íman, permitindo a orientação nas bússolas.
Este modelo é usado para diversos fins no dia a dia da Terra, sendo referência para governos e empresas no que toca a localizar com precisão o campo magnético. O recurso a este modelo permite que a aviação comercial e militar, a marinha e organizações como a NATO e a Organização Hidrográfica Internacional consigam funcionar, bem como no caso dos indivíduos ou setor privado (presente em quase todos os smartphones, calibração de bússolas digitais ou mapas de navegação como o GPS do carro com muito maior precisão).
O ritmo do campo magnético regista uma maior desaceleração
Um dos dados mais significativos desta última versão do modelo é o ritmo do campo magnético. O pólo norte magnético tem sido conhecido ao longo da sua história por se mover lentamente, permitindo assim que o modelo seja atualizado só no fim de um longo período de tempo. Nos últimos anos a taxa de movimento do pólo norte magnético foi estimada em cerca de 50/60 km por ano.
Autor: tempo
Fonte: tempo
Sítio Online da Publicação: tempo
Data: 13/01/2026
Nenhum comentário:
Postar um comentário