quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Desempenho escolar e TDAH: tudo o que você precisa saber

Fevereiro é o mês da volta às aulas. O fim das férias escolares marca um período de grande ansiedade e expectativas. Entretanto, esse é o melhor período para se planejar o ano escolar e se atentar a algo que geralmente só é lembrado no final do ano, com o encerramento dos ciclos avaliativos e quando as intervenções são bem mais limitadas: a dificuldade escolar.

O Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é a causa inespecífica de dificuldade escolar mais prevalente. No Brasil, essa prevalência entre crianças e adolescentes em idade escolar é de 6% aproximadamente. Isso significa que em uma sala de 20 alunos a chance de que ao menos um tenha TDAH é alta.

O acometimento neurológico é na verdade um atraso na maturação neuronal. As consequências do TDAH na vida do indivíduo são grandes. As pesquisas apontam que o TDAH está relacionado à:

• Dificuldade escolar
• Gravidez na adolescência
• Uso nocivo de substâncias
• Maior envolvimento em acidentes de trânsito
• Dificuldade de manter relacionamentos
• Dificuldades de manutenção de emprego
• Envolvimento com jogo nocivo

As alterações fisiopatológicas do TDAH não estão totalmente esclarecidas. Contudo o sistema dopaminérgico parece ser o principal responsável pelos sintomas que acometem os indivíduos com TDAH, especialmente nos polimorfismo dos genes DAT1 e DRD4 que modificam o transportador e o receptor da dopamina, respectivamente.

As mutações e polimorfismos desses genes parecem estar intimamente influenciadas por fatores epigenéticos como uso do álcool e tabaco durante a gestação. Outro aspecto interessante é que o TDAH da infância e que permanece com sintomas na vida adulta (10% dos casos) se difere fisiopatologicamente do TDAH do adulto.

O que focaremos nesse texto é o reconhecimento dos sintomas e prejuízos de maneira precoce, enquanto ainda temos tempo de promover cuidados ambientais para auxiliar no manejo das dificuldades de aprendizagem. Os sintomas do TDAH se manifestam como desatenção, hiperatividade e impulsividade. A seguir está a lista de sintomas apresentada no DSM-5.

Desatenção:
frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em
atividades escolares, de trabalho ou outras;
com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;
com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas
domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou
incapacidade de compreender instruções);
com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;
com frequência evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental
constante (como tarefas escolares e deveres de casa);
com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex. brinquedos,
tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais);
é facilmente distraído por estímulos alheios às tarefas;
com frequência apresenta esquecimento em atividades físicas.

Hiperatividade:
frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;
frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se
espera que permaneça sentado;
frequentemente corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em
adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação);
com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades
de lazer;
está frequentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor”;
frequentemente fala em demasia;
frequentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas;
com frequência tem dificuldade para aguardar sua vez;
frequentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros (por exemplo, intromete-se em
conversas ou brincadeiras)

Para o diagnóstico de TDAH ser realizado os sintomas devem estar presentes em pelo menos 2 ambientes, estar presentes por 6 meses, não ter nenhuma outra causa que os explique (hipertireoidismo, Coreia de Sydenhan) e trazerem prejuízos. Para o rastreio de sintomas o instrumento MTA-SNAP IV pode ser utilizado. O instrumento é uma escala do tipo likert aplicável a pais e professores. Os sintomas estão categorizados em grupos de desatenção e hiperatividade.

A intensidade de sintomas varia entre 1 e 4 conforme a frequência de ocorrência e pode ser considerada presente para pontuações 3 e 4 ou ausente para 1 e 2. Crianças que pontuam 6 em 9 para desatenção ou 6 em 9 para hiperatividade possuem chances de terem TDAH e devem ser vistas pelo especialista focal. A sensibilidade do teste é de 88,24% e um valor preditivo negativo de 99%; dessa forma é um bom instrumento para se tirar os casos suspeitos e descartar os casos negativos.




A avaliação de prejuízos pode ser dimensionada objetivamente por instrumentos como o Child Behavior Checklist (CBCL), de aplicação exclusiva do profissional de psicologia. Contudo na prática cotidiana os pais e profissionais podem se atentar a observar 4 grupos de prejuízos para se avaliar a necessidade de consulta ao especialista focal.
Escolar: os prejuízos escolares relacionados ao desempenho e dificuldade de aprendizagem são bem vistos pelos professores. Acima disso, é importante ressaltar que algumas vezes o desempenho escolar não é fato afetado, mas o tempo e necessidades de repetição podem ser muito maiores para a criança com o TDAH a limitando nos demais componentes do desenvolvimento saudável, e a isso os pais devem estar atentos e serem bem orientados pelo profissional coordenador do cuidado.
Social: os prejuízos sociais dizem respeito às relações das crianças com os pares e professores, por exemplo. As crianças com perfil desatento tendem a ter maior introspecção e dificuldade de estabelecimento de relações sociais, ao passo que aqueles com perfil de maior hiperatividade tendem a ter os traços opostos; ainda há a possibilidade dos sintomas de impulsividade estarem associados à dificuldade de convívio com respeito à normas e frustrações. Esses prejuízos sociais se afinam ao maior sofrimento de bullying escolar, por exemplo, e ao, mesmo tempo, aos comportamentos sociais disfuncionais que implicam maior envolvimento com uso nocivo de substâncias, criminalidade e acidentes de trânsito.
Familiar: os prejuízos familiares de devem à questões semelhantes aos dos aspectos sociais, porém aplicados ao contexto familiar. Isso implica em vínculos parentais que podem conter traços de disfuncionalidade e principalmente maior volume de interações negativas. Esse tipo de prejuízo costuma manifestar suas consequências no período de longo prazo e precisa ser cuidado a fim de se evitar prejuízos maiores no desenvolvimento do indivíduo e sobrecarga parental.
Pessoal: finalmente o prejuízo pessoal diz respeito à percepção do sujeito de sua condição clínica, o insight que é capaz de fazer e como ele percebe os prejuízos de seus processos cognitivos em seu cotidianos. Isso tem total relação com as dificuldades de autoestima experimentadas por essas crianças e adolescentes ao longo de seu desenvolvimento e é traço com impacto total ao longo da vida adulta.

Agora você já é capaz de identificar os sintomas principais do TDAH bem como suas implicações para as crianças e adolescentes ao longo do ciclo de vida. A mensagem a ser levada é a aplicabilidade prática dos instrumentos de triagem diagnóstica como parâmetro para saber quais casos merecem ser vistos pelo especialista focal ou não.





Autor: Marcelo Gobbo Jr
Fonte: PEBMED
Sítio Online da Publicação: PEBMED
Data: 05/02/2019
Publicação Original: https://pebmed.com.br/desempenho-escolar-e-tdah-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

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