Conforme dados do Global Antimicrobial Surveillance System (Glass), as bactérias mais resistentes citadas são: Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus e Streptococcus pneumoniae, seguidas da Salmonella spp.
O projeto Fiocruz no Ar produzirá 18 (dezoito) podcasts para serem distribuídos por rádios interessadas em veicular – gratuitamente – informação de qualidade, tendo como referência a expertise de 118 anos da Fiocruz, do Ministério da Saúde. Os programas também serão distribuídos por WhatsApp, buscando atingir maior número de pessoas.
Infecção hospitalar
Neste primeiro programa, o destaque é a infecção hospitalar, que mata um milhão de pessoas e deixa sete milhões com complicações no período pós-operatório, em todo o mundo. No Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) estima que a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações.
Uma matéria do site Proqualis/Fiocruz (Programa de Segurança do Paciente) explica que a resistência aos antibióticos, dentre outros problemas, “pode causar o prolongamento da doença, o aumento da taxa de mortalidade, a permanência prolongada no ambiente hospitalar e a ineficácia dos tratamentos preventivos que comprometem toda a população”.
O programa tem duração de 2m39s e alerta sobre os riscos da infecção hospitalar e dá dicas de como evitá-la. Para ouvi-lo, acesse o canal Fiocruz no Ar no SoundCloud.
Ficha técnica: Podcast 01 - Resistência Microbiana / Infecção hospitalar
Reportagem, Produção e Locução: Maya Sangawa
Edição: Daniel Beltrão
Trilha sonora: "Life of Riley" Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License |
Autor: Graça Portela
Fonte: Icict/Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 27/02/2019
Publicação Original: https://portal.fiocruz.br/noticia/infeccao-hospitalar-e-tema-do-primeiro-podcast-do-fiocruz-no-ar
Nenhum comentário:
Postar um comentário