O Ministério da Saúde anunciou a recomendação da aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 (segunda dose de reforço) em pessoas a partir dos 80 anos.
De preferência, a 4ª dose deve ser aplicada com o imunizante da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e Astrazeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. O intervalo deve ser de quatro meses após a primeira dose de reforço.
A aplicação da segunda dose de reforço em outras faixas etárias ainda não foi definida pela pasta.
Na nota técnica, o Ministério da Saúde destacou que reconhece que há poucos dados sobre a efetividade e a duração de uma quarta dose de reforço da vacina contra a Covid-19, mas que diferentes estratégias de vacinação devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica de cada país e diante do surgimento de novas variantes de preocupação, sobretudo nos grupos mais vulneráveis.
Nesta quinta-feira (24/3), a Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 nesta faixa etária. “A recomendação é que todos os idosos acima de 80 anos procurem uma unidade de saúde para tomar a segunda dose de reforço”, disse o secretário de saúde, Daniel Soranz.
Lançado aplicativo para ajudar no registro das imunizações
Outra novidade na área da saúde é que o Ministério lançou o aplicativo e-SUS Vacinação para ajudar os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no registro das doses aplicadas durante as campanhas de imunização e nos atendimentos habituais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo dados do e-SUS APS, existem 49,5 mil salas de vacinação (2,2 mil na região Norte + 19,1 mil no Nordeste + 3,5 mil no Centro-Oeste + 9,2 mil no Sudeste + 7,5 mil no Sul). O aplicativo poderá ser utilizado nos estabelecimentos que utilizam o sistema e-SUS APS com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
O e-SUS Vacinação pode ser usado em tablets e smartphones, facilitando o planejamento das atividades por parte do profissional de saúde e a realização do registro offline de dados.
“O Brasil gasta 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em saúde. A Atenção Primária, com mais de 48 mil salas de atendimento e mais de 53 mil equipes de saúde, é que tem feito a diferença”, disse o ministro da saúde, Marcelo Queiroga no lançamento do aplicativo, que aconteceu na Oficina Previne Brasil, em Belo Horizonte, no dia 17 de março. O ministro acrescentou que o orçamento para a área aumentou de R$ 17 bilhões para mais de R$ 25 bilhões desde o início da sua gestão.
Sítio Online da Publicação: PEBMED
Data: 29/03/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/covid-19-ministerio-da-saude-anuncia-aplicacao-da-quarta-dose-em-pessoas-a-partir-dos-80-anos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário