Os programas CNE e JCNE destinam-se a apoiar, por meio de concorrência, projetos coordenados por pesquisadores de reconhecida liderança em sua área, com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, a manutenção dos editais CNE e JCNE representa a consolidação da pesquisa no estado do Rio de Janeiro. “Os editais Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado são a garantia de que o pesquisador fluminense possa manter seu trabalho científico. Essa é uma das iniciativas mais emblemáticas da FAPERJ, que desburocratizou a forma de financiamento à pesquisa e inovação no estado e no País”, afirmou Lima.
Segundo a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, a grande demanda de solicitações para esses editais é a prova de que ações como essa fazem toda diferença na continuidade da pesquisa de excelência em nosso estado. “O grande número de pesquisadores que buscam a bolsa CNE/JCNE reflete o papel de destaque que a FAPERJ desempenha junto à comunidade científica fluminense, possibilitando o fortalecimento das atividades de pesquisa em ciência e tecnologia, desenvolvidas pelos melhores cientistas do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Eliete.
Entre as 33 instituições contempladas nos editais CNE e JCNE, as que receberam um maior número de bolsas foram UFRJ (174), UFF (82), Uerj (67), PUC-Rio (43), FIOCRUZ (27), UFRRJ (30), UENF (13) e IMPA (07), além de outras 25 instituições no Estado. As Grandes Áreas do conhecimento que receberam o maior número de bolsas no CNE e JCNE, em ordem decrescente, são: Ciências Biológicas (113), Ciências Exatas e da Terra (86), Ciências Humanas (80), Engenharias (76), Ciências da Saúde (59), Ciências Sociais Aplicadas (43), Ciências Agrárias (29) e Linguística, Letras e Artes (12).
As propostas selecionadas receberão recursos mensais por até 36 (trinta e seis) meses, visando prover apoio para o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. Os pesquisadores contemplados deverão aguardar comunicação da Fundação, por correio eletrônico, com as instruções para a implementação do auxílio.
Confira no link abaixo a relação de contemplados nos dois programas:
Resultado: Cientista do Nosso Estado (CNE) – 2021
Resultado: Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) – 2021
NOTA: recursos deverão ser enviados via SisFaperj, no período de 11 a 21 de março de 2021.
Autor: Ascom Faperj
Fonte: Faperj
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 17/03/2022
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=62.7.9
Nenhum comentário:
Postar um comentário