quinta-feira, 2 de maio de 2024

Pesquisadores na UniRio investigam a biodiversidade das baunilhas brasileiras


Vanilla bahiana e a Vanilla chamissonis, que coletamos na cidade do Rio, nas regiões costeira e serrana. Há ocorrência de baunilhas também em outros biomas brasileiros, como Amazônia e Cerrado”, citou.

Um dos destaques do estudo foi o desenvolvimento, no LIBV/UniRio, de formulações bioquímicas inovadoras de agentes flavorizantes, aromatizantes e perfumantes, obtidos a partir dos extratos de baunilhas da biodiversidade brasileira. Essas fórmulas resultaram em dois pedidos de patentes, já depositados com sucesso no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

“Desenvolvemos formulações feitas das espécies Vanilla bahiana, Vanilla chamisonis e Vanilla cribbiana. Para comercializar as tecnologias geradas a partir do conhecimento acadêmico, criamos uma spin-off, uma empresa de base tecnológica, que denominamos OmicBlend – Inteligência Sensorial. Esse trabalho é fruto da parceria com Joana Paula S. Oliveira, que é minha orientanda de Doutorado na pós-graduação da UniRio e diretora-científica da OmicBlend”, detalhou ela, que é professora da Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biodiversidade Neotropical) na universidade.


A coordenadora do projeto Andrea Macedo (a 5ª, a partir da esq., de pé) e equipe no Instituto de Biociências da UniRio: pesquisa resultou na criação da spin-off Omic Blend - Inteligência Sensorial
O grupo de pesquisa atua em diversas frentes de investigação, incluindo a caracterização metabolômica e genética das espécies nacionais. “Caracterizamos o perfil proteômico e metabolômico de diversas espécies de baunilhas brasileiras. Um dos resultados foi a publicação, em 2019, de artigo na revista científica Food Research International, intitulado Vanilla bahiana, a contribution from the Atlantic Forest biodiversity for the production of vanilla: A proteomic approach through high-definition nanoLC/MS”, contou Andrea. E acrescentou: “Trabalhamos também na caracterização genética de nove espécies de baunilhas brasileiras, encontradas em regiões como Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Esse é o tema da tese de Doutorado que está sendo desenvolvida pelo meu orientando, Tibério da Silva Vale, no PPGBIO/UniRio”, citou.

Autor: Faperj 
Fonte: Faperj
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 25/04/2024
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=533.7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário