Em 1901, um dispositivo que ficou conhecido como mecanismo de Antikythera foi encontrado perto de uma ilha grega de mesmo nome. O dispositivo foi encontrado entre os destroços de um navio que naufragou perto da ilha. No último século, muitos pesquisadores e cientistas estudaram o mecanismo que parecia ter partes complexas que pertencia a um antepassado do computador.
A estimativa é que o mecanismo é datado de cerca de 100 a.C. e surpreendeu os pesquisadores que o estudaram por causa da complexidade da engrenagem. Apesar de ter ficado corroído pelo tempo com algumas peças faltando, era possível estimar qual era o funcionamento dele. A conclusão era que o dispositivo funcionava como uma espécie de calculadora para prever a posição dos planetas e da Lua no céu.
Recentemente, um grupo liderado pelo astrofísico Graham Woan que é professor da Universidade de Glasgow utilizou técnicas astronômicas para detalhar o uso do dispositivo. Com técnicas matemáticas, o grupo chegou a respostas com precisão sobre o funcionamento e a utilização do mecanismo de Antikythera. Isso possibilitou entender mais sobre como os gregos estudavam Astronomia.
Mecanismo de Antikythera
Um dos primeiros computadores analógicos do mundo é considerado como o mecanismo de Antikythera. Com um tamanho aproximado de uma caixa de sapatos, o dispositivo foi encontrado em 1901 nos destroços de um navio naufragado. Não se sabe ao certo o motivo do dispositivo ter sido colocado a bordo do navio mas desde sua descoberta, cientistas focam em compreender qual era a função.
Autor: tempo
Fonte: tempo
Sítio Online da Publicação: tempo
Data: 08/07/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário