domingo, 7 de dezembro de 2025

Mapeamento revela que Marte já teve sistemas fluviais enormes

Conduzido por uma equipe de cientistas da Universidade de Texas em Austin, nos Estados Unidos, o estudo traz um mapeamento inédito das bacias fluviais marcianas. As descobertas trazem mais informações sobre o passado do planeta vermelho e a quantidade de água que já existiu nele.

O estudo também revelou que os cânions de saída contribuíram com 24% da quantidade de sedimento fluvial. "Sabemos há muito tempo que havia rios em Marte", disse Dr. Timothy A. Goudge, coautor da pesquisa e professor do Departamento de Ciências da Terra e Planetárias de UT Austin, em comunicado. "Mas realmente não sabíamos até que ponto os rios estavam organizados em grandes sistemas de drenagem na escala global."

Processo de pesquisa
O estudo teve como objetivo mapear os sistemas fluviais que existiram em Marte para ver onde convergiam, incluindo depósitos de água, cânions, lagos e vales. O mapeamento englobou 105 km², que seria uma área de referência comum para grandes sistemas de drenagem na Terra.

Acredita-se que Marte tenha se formado na mesma época do restante do sistema solar, há 4,5 bilhões de anos. Outro estudo, publicado em 2022, sugere que Marte teve água líquida em sua superfície por volta de 2 bilhões de anos atrás.

Os pesquisadores analisaram imagens obtidas pelo Mars Orbiter Laser Altimeter (MOLA), um instrumento da sonda Mars Global Surveyor (MGS) da NASA, que orbitou Marte entre 1997 e 2006 e, atualmente, está abordo do Mars Reconnaissance Orbiter.



Autor: 
revistagalileu
Fonte: revistagalileu
Sítio Online da Publicação: revistagalileu
Data: 06/12/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário