terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Mudanças climáticas ameaçam a energia eólica na Índia

Energia eólica vulnerável às mudanças climáticas na Índia – O aquecimento das águas no Oceano Índico está enfraquecendo a circulação das monções e diminuindo a velocidade do vento

Por Leah Burrows * **





O aquecimento do Oceano Índico, causado pela mudança climática global, pode estar causando um lento declínio no potencial eólico na Índia, de acordo com um novo estudo da Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard John A. Paulson (SEAS) e da Universidade de Harvard. Projeto China .

A Índia, o terceiro maior emissor de gases causadores do efeito estufa, atrás da China e dos Estados Unidos, está investindo bilhões em energia eólica e estabeleceu a ambiciosa meta de dobrar sua capacidade de energia eólica nos próximos cinco anos. A maioria das turbinas eólicas está sendo construída no sul e no oeste da Índia para capturar melhor os ventos da monção de verão indiana, o padrão climático sazonal que traz fortes chuvas e ventos para o subcontinente indiano.

No entanto, os pesquisadores descobriram que a monção indiana está enfraquecendo como resultado do aquecimento das águas no Oceano Índico, levando a um declínio constante na energia gerada pelo vento.

“Descobrimos que, embora a Índia esteja investindo pesadamente em energia eólica para enfrentar as mudanças climáticas e a poluição do ar, os benefícios desses investimentos substanciais são vulneráveis às mudanças climáticas”, disse Meng Gao, bolsista de pós-doutorado do SEAS e do Projeto China Harvard. primeiro autor do estudo.

A pesquisa, publicada na Science Advances , calcula o potencial de energia eólica na Índia nas últimas quatro décadas e descobre que as tendências da energia eólica estão ligadas à força da monção de verão indiana. De fato, 63% da produção anual de energia a partir do vento na Índia vem dos ventos de monção da primavera e do verão. Nos últimos 40 anos, esse potencial de energia diminuiu cerca de 13%, sugerindo que, à medida que a monção se enfraqueceu, os sistemas de energia eólica instalados durante esse período tornaram-se menos produtivos.

A Índia Ocidental, incluindo os estados de Rajasthan e Maharashtra, onde o investimento em energia eólica é o mais alto, viu o maior declínio nesse período de tempo. No entanto, outras regiões, particularmente no leste da Índia, registraram menor ou nenhum declínio.

“Nossas descobertas podem fornecer sugestões sobre onde construir mais turbinas eólicas para minimizar as influências da mudança climática”, disse Michael B. McElroy, professor de Estudos Ambientais Gilbert Butler e autor sênior do estudo.

Em seguida, os pesquisadores pretendem explorar o que acontecerá com o potencial da energia eólica na Índia no futuro, usando projeções de modelos climáticos.

Esta pesquisa foi co-autoria de Yihui Ding, Shaojie Song, Xiao Lu e Xinyu Chen. Foi apoiado pelo Harvard Global Institute.


Referência:

Secular decrease of wind power potential in India associated with warming in the Indian Ocean
Meng Gao,Yihui Ding, Shaojie Song, Xiao Lu,, Xinyu Chen and Michael B. McElroy,
Science Advances 05 Dec 2018:
Vol. 4, no. 12, eaat5256
DOI: 10.1126/sciadv.aat5256
http://advances.sciencemag.org/content/4/12/eaat5256


* Com informações da Harvard John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences (SEAS)
** Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 07/12/2018




Autor: EcoDebate
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 12/12/2018
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2018/12/11/mudancas-climaticas-ameacam-a-energia-eolica-na-india/

Nenhum comentário:

Postar um comentário