quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Sementes de uvas antigas podem ligar o porto comercial do Sri Lanka ao mundo Romano

Visite Mantai, aninhada em uma baía no noroeste do Sri Lanka, e hoje você não verá nada além de um solitário templo hindu com vista para o mar. Mas há 1500 anos, Mantai era um porto movimentado onde os comerciantes trocavam as commodities mais valiosas da época. Agora, um estudo de restos de plantas antigas revela comerciantes de todos os cantos do mundo - incluindo o Império Romano - pode ter visitado ou até mesmo vivido lá.

Mantai era um centro das antigas redes de comércio que cruzavam o Oceano Índico e ligava os cantos distantes da Ásia, África, Europa e Oriente Médio. A cidade portuária floresceu entre 200 a.C.E. e 850 C.E. Durante esse tempo, teria sido um nexo para o comércio de especiarias, que transportava cravos indonésios e pimenta indiana para cozinhas do Oriente Médio e Romanas.



Sementes de uva encontradas no antigo Sri Lanka podem ter sido importadas por mercadores romanos. ISTOCK.COM/RINOCDZ


Mas para um local tão importante no mundo antigo, Mantai tem sido difícil para os arqueólogos estudarem. Após escavações no início dos anos 80, a pesquisa foi interrompida em 1984 pela guerra civil do Sri Lanka. "Mantai estava firmemente na zona vermelha", diz Robin Coningham, um arqueólogo que estuda o sul da Ásia na Universidade de Durham, no Reino Unido. Somente depois que os combates terminaram em 2009, uma equipe liderada pelo Departamento de Arqueologia do Sri Lanka retornou para continuar as escavações.



Autor: Lizzie Wade
Fonte: Science MAG
Sítio Online da Publicação: Science MAG
Data: 12/12/2018
Publicação Original: https://www.sciencemag.org/news/2018/12/ancient-grape-seeds-may-link-sri-lankan-trading-port-roman-world

Nenhum comentário:

Postar um comentário