Com o objetivo de assegurar o prosseguimento dos importantes trabalhos de pesquisa realizados no Museu Nacional/UFRJ, a direção da FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, o lançamento de um edital em caráter emergencial após o incêndio que destruiu no início de setembro praticamente todo o acervo da instituição. O edital, chamado de Apoio Emergencial ao Museu Nacional – 2018, foi aprovado em sessão do Conselho Superior da FAPERJ e recebeu uma dotação de R$ 3,1 milhões.
O apoio aos pesquisadores da instituição, que visa garantir a continuidade da progressão quantitativa e qualitativa de sua produção acadêmica, se dará por meio de Bolsas de Bancada. São elegíveis como proponentes os pesquisadores que possuem vínculo empregatício, institucional e localizado no Museu Nacional, e que estejam com suas pesquisas ativas. Os interessados em concorrer a esse tipo de apoio terão até o dia 23 de novembro para inscreverem seus projetos.
O incêndio afetou os estudos que vinham sendo realizados nos seis programas de pós-graduação do Museu, dos quais dois – de Antropologia Social e Zoologia – são considerados de excelência. Os demais são Arqueologia, Botânica, Geociências e Linguística. Cerca de uma centena de professores e 500 alunos, de alunos de cursos de especialização a pós-doutorandos, passando por mestrandos e doutorandos, tiveram sua rotina afetada, com a perda, por muitos desses, de seu material de pesquisa, equipamentos e laboratórios.
Cada pesquisador poderá apresentar apenas uma proposta e não poderão submeter projetos os pesquisadores que recebam bolsas de pós-doutorado de qualquer agência de fomento ou fundação, bem como Professor Visitante, Cientista do Nosso Estado ou Jovem Cientista do Nosso Estado.
Confira a íntegra do edital Apoio Emergencial ao Museu Nacional – 2018
Autor: FAPERJ
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 26/10/2018
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=3649.2.2
Nenhum comentário:
Postar um comentário