segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

FAPESP e União Europeia apoiarão pesquisas em poluição oceânica por microplásticos



Chamada em parceria com JPI Oceans e Confap é anunciada em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (foto: Wikimedia)

A FAPESP anuncia uma chamada para selecionar projetos colaborativos visando a redução da poluição oceânica por microplásticos, em suporte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com vistas à implementação dos objetivos da Declaração de Belém sobre Cooperação Atlântica.

A chamada é lançada em conjunto com a União Europeia por meio da Iniciativa JPI Oceans e com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Entre as instituições dos diversos países participantes da chamada estão a ANR (França), BMBF (Alemanha), FCT (Portugal) e SEIDI/AEI (Espanha), com as quais a FAPESP mantém parceria ativa.

Os temas de pesquisa devem ampliar os conhecimentos sobre as principais origens da produção de microplásticos, focando em métodos analíticos para identificação de micro e nanoplásticos; no monitoramento de sua distribuição e abundância em sistemas marinhos e dos efeitos que lhe imputa; e ainda no desenho de estratégias que reduzam o despejo de plásticos nos mares, incluindo aí inovações em reciclagem, conscientização pública, mudanças comportamentais e análises socioeconômicas.

As propostas enviadas à FAPESP devem ter um pesquisador proponente no Estado de São Paulo e ao menos dois pesquisadores parceiros estrangeiros, cada um de um país diferente entre aqueles que participam da chamada. Atendida a composição mínima exigida, a participação de pesquisadores parceiros de outros estados brasileiros é encorajada.

No Estado de São Paulo, a FAPESP financiará pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular, com adaptações específicas para esta chamada. As propostas devem ter duração de até três anos e orçamento máximo de R$ 100 mil anuais.

Proponentes do Estado de São Paulo deverão encaminhar suas propostas exclusivamente via SAGe, simultaneamente à submissão da proposta via JPI Oceans a ser feita pelo pesquisador coordenador da proposta, em conformidade com os procedimentos descritos na chamada internacional (http://www.jpi-oceans.eu/calls/proposals/microplastics-marine-environment). A data limite para submissão de propostas é 28 de fevereiro de 2019.

Instruções completas para pesquisadores do Estado de São Paulo estão disponíveis em: www.fapesp.br/12194.
Página atualizada pela última vez em 13 de dezembro de 2018




Autor: FAPESP
Fonte: FAPESP
Sítio Online da Publicação: FAPESP
Data: 13/12/2018
Publicação Original: http://www.fapesp.br/12195

Nenhum comentário:

Postar um comentário