quinta-feira, 30 de junho de 2022

Podcast 'Ciência para ouvir' fala sobre a passagem de viajantes e naturalistas pelo Brasil no século XIX

A partir do dia 27 de junho, você poderá fazer uma viagem no tempo, ao lado de cientistas e viajantes, que, no século XIX, percorreram as terras brasileiras em busca de explicações para suas pesquisas e observações. Na próxima segunda-feira, entra no ar a segunda temporada do podcast “Ciência para ouvir”, agora dedicada ao tema “Viajantes e Naturalistas no Brasil”.

Com curadoria dos pesquisadores Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Anderson Pereira Antunes, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a nova temporada, dividida em seis episódios, contará um pouco da história desses cientistas e exploradores. Homens e mulheres, brasileiros e estrangeiros, que atravessaram o país à procura de exemplares de uma fauna e flora brasileiras.


Além de desenvolver seus estudos, esses pesquisadores registraram, em forma de texto e de ilustrações, observações sobre tudo o que encontraram: as regiões visitadas, as pessoas, as curiosidades e surpresas, assim como o cenário político de um Brasil com ares de Independência. Um interessante relato sobre o país preservado em diários e livros.

A cada segunda-feira, o podcast trará entrevistas com especialistas convidados, leitura de trechos de livros e sugestões de publicações. O episódio de estreia fará um resgate da passagem do botânico francês Auguste de Saint-Hilaire que, além da flora, pode observar as primeiras movimentações pela Independência.

Na sequência serão abordados temas como a expedição que acompanhou a vinda da princesa Leopoldina e a viagem feita pelos naturalistas alemães Johann von Spix e Carl von Martius ao Brasil, entre 1817 e 1820; a presença e as investigações de Charles Darwin sobre a origem e evolução das espécies; a passagem de um diplomata-naturalista pelo Brasil com a expedição de Georg von Langsdorff; o perfil da artista e viajante Maria Graham, inglesa que viveu na corte de Dom Pedro I; e o trabalho da Imperial Comissão Científica de Exploração, considerada a primeira comissão científica brasileira. Os episódios podem ser ouvidos em diferentes plataformas pelo link: https://linktr.ee/cienciaparaouvir

O podcast “Ciência para ouvir” é uma parceria entre o Museu Ciência e Vida/Fundação Cecierj, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Casa da Ciência da UFRJ, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Instituto Ciência Hoje. Assinado pela pesquisadora Mônica Dahmouche, da Fundação Cecierj, o projeto foi um dos contemplados no edital Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil, lançado em 2021 pela FAPERJ em conjunto com a Fundação Biblioteca Nacional. A FAPERJ lançou, ainda, outros dois editais destinados a apoiar a realização de eventos e a produção de livros e projetos audiovisuais relacionados aos 200 anos da Independência e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna.

A primeira temporada da série, lançada em maio deste ano, teve como tema “Mulheres na Independência” e contou com curadoria da historiadora Mary del Priore. As próximas vão abordar os “Caminhos Fluminenses da Independência” e a “Semana de Arte Moderna”.






Autor: Marcos Patricio
Fonte: faperj
Sítio Online da Publicação: faperj
Data: 24/06/2022
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=134.7.4

Nenhum comentário:

Postar um comentário