sábado, 15 de julho de 2023

Em visita à Fiocruz, Opas assina dois acordos de cooperação e homenageia Fundação

que mapeia as políticas, nas Américas, voltadas às MTCIs, como a fitoterapia. Criado em 2018, o ObservaPICS articula e compartilha a produção técnica e científica na área, divulgando evidências e experiências, e aproximando comunidades tradicionais dos pesquisadores.

“Mesma geração”

Representando o presidente Mario Moreira, que não pôde estar presente, Krieger destacou que, com mais de 120 anos, Fiocruz e Opas “pertencem à mesma geração, enfrentando os mesmos problemas” e saindo fortalecidas da pandemia de Covid-19. “Esse é um dia muito importante porque estes dois convênios demonstram que nossa relação está se aprofundando”, disse.


Visitantes também estiveram no Centro Hospitalar construído para a pandemia de Covid-19 (foto: Peter Ilicciev)

Esta foi a primeira visita de Barbosa à Fundação depois de sua posse, em fevereiro deste ano. Ele destacou que a pandemia trouxe uma perspectiva diferente à área de saúde, que é hora de implantar as lições aprendidas e apoiar os países na recuperação. “As filas na saúde, que eram grandes, hoje são enormes”, acrescentando que a pandemia atrasou o diagnóstico de doenças graves. Barbosa destacou também as desigualdades na região, onde países de alta e média rendas convivem com nações na pobreza extrema. E que uma lição fundamental é a necessidade aumentar a produção local em produtos de saúde em todos os campos. “Um país pode não conseguir produzir vacinas, mas pode produzir óculos, máscaras”, pontuou. 

Socorro Gross, por sua vez, destacou a importância da parceria com a Fiocruz e sua participação na criação da Opas. Ela lembrou ainda os treinamentos que foram realizados na Fundação para técnicos de outros países, antes mesmo de o Brasil confirmar seu primeiro caso de Covid-19.


Representante da Opas no Brasil, Socorro Gross entregou a Krieger uma placa em homenagem à Fiocruz (foto: Peter Ilicciev)

No CDHS, a representante da Opas no Brasil entregou a Krieger uma placa em homenagem à Fiocruz. No ano passado, a organização comemorou 120 anos e homenageou algumas instituições parceiras ao longo de sua história. “A Opas reconhece a colaboração da Fiocruz como verdadeiro patrimônio da humanidade, instituição que trabalha pelo direito à saúde, referência mundial na pesquisa, na formação de recursos humanos sempre com a solidariedade para produzir uma ciência em favor da vida e dentro de uma perspectiva social que alcance as populações mais vulneráveis”, diz a placa. Os ex-presidentes da Fundação Carlos Morel, Paulo Gadelha, Paulo Buss e Akira Homma, assim como diretores de institutos e membros do Conselho Deliberativo participaram da foto da entrega da placa.




Autor: Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias) 
Fonte: Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 14/07/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário