segunda-feira, 25 de março de 2024

FAPESP lança novo programa de pesquisa com foco no Atlântico Sul e na Antártida

A FAPESP lançará no dia 2 de abril, durante a abertura de um seminário na sede da instituição, o Programa para o Atlântico Sul e a Antártida (PROASA), que reunirá pesquisadores do Brasil e do exterior. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em: fapesp.br/16558/.


O objetivo do novo programa é estabelecer uma nova estratégia de financiamento à pesquisa sobre a porção sul do oceano Atlântico e sobre o continente mais frio do planeta. A expectativa é que isso contribua para o fortalecimento e o aumento do financiamento de projetos de pesquisa científica e tecnológica sobre os dois ambientes, realizados por pesquisadores vinculados a universidades e instituições de pesquisa no Estado de São Paulo em colaboração com cientistas de outras regiões do Brasil e de outros países.

“O programa permitirá suprir lacunas no conhecimento sobre o Atlântico Sul por meio da consolidação e diversificação de grupos de pesquisa na região e da integração nos projetos de diferentes áreas do conhecimento, como as ciências sociais, naturais e as artes, visando a aproximação do oceano com a sociedade”, diz à Agência FAPESP Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) e coordenador do PROASA.

“Já em relação à Antártida, a expectativa é que a iniciativa possibilite aumentar a realização de pesquisas na região por pesquisadores do Estado de São Paulo, de modo a gerar mais conhecimento tanto em relação ao oceano austral como à parte continental”, afirma Turra.

De acordo com o pesquisador, outras metas do PROASA são criar uma infraestrutura de pesquisa compartilhada entre pesquisadores de São Paulo e de outros Estados, formar novos cientistas em áreas correlatas e atuar no campo da diplomacia científica.

“Um dos objetivos do programa é apoiar a criação do Ipos [International Panel on Ocean Sustainability] para fomentar fortemente a ciência para a sustentabilidade dos oceanos”, diz Turra.


Autor: Elton Alisson | Agência FAPESP 
Fonte: FAPESP
Sítio Online da Publicação: FAPESP
Data: 21/03/2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário