O descarte irregular de entulho é uma questão grave que exige medidas urgentes. O primeiro Seminário Nacional dos Transportadores de Resíduos da Construção e ATTs organizado pela ABRECON - Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (RCD) surge como uma iniciativa fundamental para debater o tema e buscar soluções colaborativas e melhorias para o setor.
O descarte irregular de entulho, que representa 70% dos resíduos, causa impactos ambientais e sociais significativos, agravados pela falta de regulamentação e fiscalização adequadas. O resíduo da construção compõe entre 40% e 70% do lixo urbano e, sem uma estratégia eficiente para sua destinação, os problemas se acumulam.
As consequências do descarte irregular de entulho são sérias:
Proliferação de aterros clandestinos: A ausência de regulamentação e fiscalização contribui para o aumento desses locais ilegais. Altos custos para os municípios: As cidades enfrentam despesas elevadas para corrigir pontos de descarte inadequados, além de lidar com a contaminação ambiental e combater incêndios. Cidades despreparadas: Muitas cidades carecem de conhecimento e estratégias eficazes para combater os aterros clandestinos. Falta de responsabilização: Os geradores de entulho não são devidamente responsabilizados, e o Controle de Transporte de Resíduos não é exigido. Importância do Setor de Caçambas O setor de caçambas estacionárias é essencial para manter as cidades limpas e organizadas. No entanto, a falta de valorização e regulamentação do mercado tem deixado os profissionais do setor vulneráveis, muitas vezes responsabilizados pelos crimes ambientais cometidos pelas construtoras.
O Seminário Nacional dos Transportadores de Resíduos da Construção e ATTs proporciona reunir especialistas, autoridades e empresas do setor para discutir soluções viáveis e promover ações que reduzam o impacto ambiental e social do descarte irregular dos Resíduos da Construção e Demolição (RCD), popularmente conhecidos como entulhos. Para o desenvolvimento sustentável das cidades, é fundamental que todos os envolvidos se mobilizem para implementar práticas mais ambientais e criar regulamentações mais eficientes, para garantir o máximo aproveitamento dos materiais e poupar os recursos - contribuindo para a cadeia da reciclagem e economia circular.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário