Fundação destinará até R$ 10 milhões para financiar projetos de pesquisa de síntese de conhecimento em biodiversidade e serviços ecossistêmicos
A FAPESP anuncia o lançamento, por meio do Programa BIOTA (Instituto Virtual da Biodiversidade), de uma chamada de propostas para financiar projetos de pesquisa de síntese de conhecimento em biodiversidade e serviços ecossistêmicos.
O financiamento será concedido a projetos inovadores que deverão gerar novas ideias, modelos, paradigmas ou teorias a partir da análise ou reanálise de dados existentes.
Espera-se que os projetos formem grupos de trabalho colaborativos, que reúnam membros brasileiros e, idealmente, estrangeiros, que irão compartilhar conhecimentos, dados e ferramentas de modelagem para abordar uma ampla gama de questões de biodiversidade, em diferentes escalas espaciais e temporais.
A chama ocorre no âmbito do plano estratégico do Programa BIOTA 2030, idealizado com o objetivo de inovar e transformar o Programa BIOTA para lidar com os desafios da atualidade, combinando iniciativas de fortalecimento do conhecimento da biodiversidade, com o seu uso para promoção de transições sustentáveis e inovadoras em sistemas socioambientais, considerando múltiplas abordagens, incluindo as iniciativas de síntese de conhecimento.
A ciência de síntese uma forma de produção científica que busca explorar as fronteiras de disciplinas científicas para a geração de novas ideias, modelos, paradigmas e teorias a partir da organização, reanálise, reinterpretação ou recontextualização de dados previamente coletados.
Autor: FAPESP
Fonte: FAPESP
Sítio Online da Publicação: FAPESP
Data: 05/06/2024
Publicação Original: https://fapesp.br/16830/fapesp-lanca-chamada-biota-sintese
Nenhum comentário:
Postar um comentário