terça-feira, 17 de maio de 2022

ATS 2022: inibidores de fosfodiesterase 4 para fibrose pulmonar idiopática

 A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é, por definição, sempre progressiva. Diversas drogas testadas atualmente não encontraram benefício na evolução da doença, sendo os antifibróticos as únicas medicações que realmente impactam a progressão. Durante o congresso da American Thoracic Society (ATS 2022), foi apresentado, pelo autor Prof. Luca Richeldi, um trabalho utilizando inibidores de fosfodiesterase 4 em pacientes com FPI.

Inibidores de fosfodiesterase 4

Neste estudo de fase 2, duplo-cego, controlado por placebo, foi testada a eficácia e segurança de um inibidor oral da fosfodiesterase 4 (PDE4B) , em pacientes com fibrose pulmonar idiopática. Foram elegíveis pacientes com 40 anos ou mais, que tinham o diagnóstico de FPI pelas diretrizes internacionais, com padrão tomográfico de pneumonia intersticial usual (PIU) ou PIU provável, além de uma CVF acima de 45% e difusão de monóxido de carbono entre 25 e 80%.


O desfecho primário foi a mudança da linha de base na capacidade vital forçada (CVF) em 12 semanas.

Resultados

Um total de 147 pacientes foram aleatoriamente designados para receber PDE4B ou placebo. Entre os pacientes sem uso de antifibróticos simultaneamente, a mudança mediana na da CVF foi de 5,7 ml (IC de 95%, -39,1 a 50,5) no grupo PDE4B e –81,7 ml (IC de 95%, –133,5 a –44,8) no grupo placebo. Entre os pacientes com uso de antifibrótico, a alteração mediana na CVF foi de 2,7 ml (IC de 95%, -32,8 a 38,2) no grupo PDE4B e –59,2 ml (IC de 95%, –111,8 a –17,9) no grupo grupo placebo (diferença mediana, 62,4 ml; IC de 95%, 6,3 a 125,5).

As limitações deste estudo incluem o período de 12 semanas de duração e o tamanho de amostra relativamente pequeno. Embora o tamanho e a duração do estudo foram suficientes para a determinação de alterações na CVF, estes fatores não permitiram a coleta significativa de dados relativos a eventos clinicamente importantes, incluindo exacerbações agudas ou morte, ou a determinação de mudanças nas medidas de qualidade de vida dos pacientes.

Um estudo de fase 3 será necessário avaliar esses resultados preliminares e adicionais que são relevantes para os pacientes com FPI.

Mensagem prática

A fibrose pulmonar idiopática permanece como doença progressiva e com prognóstico reservado. Diversos tratamentos ainda estão em análise.

Os inibidores de fosfodiesterase 4, antes indicados para o tratamento do DPOC sintomático, agora parecem ter efeito na redução da progressão da doença.

A inibição da fosfodiesterase 4 (PDE4) está associada a efeitos anti-inflamatórios e antifibróticos, podendo atuar na fisiopatologia da doença justificando o racional do estudo.

Estamos acompanhando ATS 2022. Fique ligado no Portal PEBMED e também em nosso Twitter!

Veja mais do congresso:

Destaques da sessão Year in Review

Autor(a):

Guilherme das Posses Bridi

Residência em Clínica Médica e Pneumologia pelo HCFMUSP ⦁ Doutorando em Pneumologia pela USP ⦁ Fellow em Doenças Intersticiais Pulmonares.




Autor: Guilherme das Posses Bridi
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 17/05/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/ats-2022-inibidores-de-fosfodiesterase-4-para-fibrose-pulmonar-idiopatica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário