As descompensações de asma são quadros comuns em atendimentos de emergência pediátrica. Os sintomas incluem dispneia ou intolerância a esforços, tosse seca, sibilância (chiado) e dor torácica opressiva.
O uso de corticoides sistêmicos é fundamental no tratamento da crise de asma para evitar a necessidade de admissões hospitalares. Os protocolos recomendam o uso de beta-2-agonistas e corticoides sistêmicos como tratamentos de primeira linha.
Mas e o uso de corticoide inalatório? No vídeo “Crise de asma: devo usar corticoide inalatório junto com o sistêmico?”, a especialista em Pediatria Dolores Silva comenta as metanálises sobre essa opção terapêutica.
Além desse vídeo, a categoria de pediatria do Clinical Drops conta com outros assuntos. Veja só:
Asma ou sibilância podem ser prevenidas usando probióticos na infância?
Lactentes com bronquiolite: usar ou não cateter nasal de alto fluxo?
O Tiotrópio é opção de tratamento em crianças com asma?
Os macrolídeos têm benefício no manejo da asma pediátrica?
Como encontrar? Clinical Drops – Pediatria
E os conteúdos de asma não param por aí! No mês de abril, a especialista em Pneumologia e conteudista do Whitebook Bruna Provenzano falou sobre o tema no episódio “Crise Asmática: tratamento recomendado”. Perdeu? Ouça o episódio completo abaixo!
Continue acompanhando o blog para não perder os conteúdos que entram no Whitebook. Nós contamos tudo para você! Aproveite também para seguir nosso perfil no Spotify, toda segunda-feira sai episódio novo com um de nossos conteudistas. 😉
Até a próxima,
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 03/05/2022
Publicação Original: https://pebmed.com.br/crise-asmatica-devo-usar-corticoide-inalatorio-junto-com-o-sistemico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário