terça-feira, 24 de maio de 2022

Varíola



Diagnóstico diferencia

Varíola

Vaccinia generalizada

Zoster disseminado

Catapora

Eczema herpético

Herpes simples disseminado

Sífilis

Bouba

Sarna

Rickettsiapox

Sarampo

Infecções bacterianas da pele

Erupção associada a drogas


Prognóstico

Existem dois clados distintos do vírus da varíola dos macacos. O clado da África Ocidental tem um prognóstico mais favorável com uma taxa de letalidade abaixo de 1%. Por outro lado, o clado da Bacia Central (clado da África Central) é mais letal, com taxa de letalidade de até 11% em crianças não vacinadas. Além de possíveis cicatrizes e descoloração da pele, o restante dos pacientes geralmente se recupera totalmente dentro de quatro semanas após o início dos sintomas.


Vamos para:

Complicações

Superinfecção bacteriana da pele

Cicatrizes permanentes da pele

Hiperpigmentação ou hipopigmentação

Cicatrizes permanentes da córnea (perda de visão)

Pneumonia


Desidratação (vômitos, diarreia, ingestão oral diminuída devido a lesões orais dolorosas e perda insensível de líquidos por ruptura generalizada da pele)


Sepse

Encefalite

Morte


Dissuasão e Educação do Paciente

A educação de pacientes e profissionais de saúde em regiões onde o vírus da varíola dos macacos é endêmico é de extrema importância. A contenção local é a melhor defesa contra a disseminação mundial. Historicamente, o vírus da varíola dos macacos tem uma capacidade limitada de se espalhar entre humanos. No entanto, a diminuição da população de pessoas vacinadas contra a varíola abre caminho para um aumento da prevalência da varíola humana, aumentando as oportunidades de mutação viral. Portanto, melhorar o reconhecimento da doença pelo paciente, a fidelidade dos relatórios e o acesso aos recursos de diagnóstico são ações críticas para coletar os dados necessários para obter uma compreensão mais profunda e fortalecer a defesa contra a varíola dos macacos.

Vamos para:

Melhorando os resultados da equipe de saúde

A disseminação de doenças infecciosas requer uma população suscetível e oportunidades de transmissão. A imunidade individual e coletiva à varíola dos macacos, anteriormente alcançada por meio da ampla vacinação contra a vaccinia, diminuiu desde a década de 1980, aumentando a suscetibilidade humana a surtos. Além disso, mudanças sociopolíticas e ecológicas provisórias em regiões endêmicas provavelmente aumentaram a exposição humana a reservatórios animais.

Embora relativamente rara fora da África central e ocidental, a receita acima mencionada para a propagação de doenças, juntamente com o comércio de animais selvagens e a disponibilidade de viagens internacionais, resultou em casos em outras partes do mundo. Devido à variedade de gravidade da doença da varíola dos macacos, um paciente infectado pode se apresentar ao pronto-socorro, atendimento de urgência ou atendimento primário. A capacidade de uma equipe interprofissional de médicos, enfermeiros, virologistas, veterinários e especialistas em saúde pública para identificar prontamente a infecção por varíola em humanos e animais, implementar medidas de proteção e iniciar relatórios de saúde pública cria um baluarte contra um surto devastador.






Autor: Marlyn Moore; Farah Zahra
Fonte: ncbi
Sítio Online da Publicação: ncbi
Data: 22/05/2022
Publicação Original: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK574519/

Nenhum comentário:

Postar um comentário