quarta-feira, 19 de abril de 2023

Canal da FAPERJ no YouTube completa 1 ano com 51 vídeos e 900 inscritos

pesquisa de ponta e que recebem recursos financeiros para desenvolverem seus trabalhos, como os professores Vitor Ferreira, do Laboratório de Síntese Orgânica Aplicada (Labsoa), do Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense (IQ/UFF); Stevens Rehen, do Laboratório de Biologia Celular do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (Idor), e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e Egberto Gaspar de Moura, do Laboratório de Fisiologia Endócrina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O musicólogo Cravo Albin (à esq.) e o neurocientista Roberto Lent: à frente de estudos importantes, pesquisadores foram entrevistados em videorreportagens realizadas para o canal da FAPERJ

“O projeto de lançamento de um canal audiovisual pela área de Comunicação da FAPERJ teve início antes da pandemia, mas só pôde ser implementado no início de 2022, em paralelo com uma nova estratégia para garantir mais visibilidade à FAPERJ nas redes sociais”, lembrou o presidente da Fundação, Jerson Lima. “As videorreportagens, além de contribuir para o despertar de jovens para a carreira científica, servem igualmente para reforçar a noção de cidadania por meio da apropriação do conhecimento e do entendimento público da ciência, e ainda como forma de dar transparência aos recursos investidos pela FAPERJ no fomento à pesquisa em nosso estado”, completou.

Ao todo, foram 159 depoimentos em mais de quatro horas e meia de material editado. Tal qual um museu virtual, o material publicado ficará acessível gratuitamente para consulta por tempo indeterminado. “A ideia é continuar alimentando esse ‘banco de dados’ semanalmente, para que cada vez mais um número maior de pessoas possa descobrir, curtir, compartilhar e fazer parte desse amplo e instigante mundo da ciência, da tecnologia e da inovação em nosso estado”, disse o coordenador de Comunicação e Jornalismo da FAPERJ, Paul Jürgens.

A audiência do Canal, bastante ampla, abrange idades que vão dos 25 aos 65 anos. Homens e mulheres dividem esse público, com 50% para cada. Foram cerca de 20 mil visualizações em doze meses com tempo de exibição, chegando à casa das 700 horas. Um número expressivo para um canal há apenas um ano no ar. As visualizações não se limitam às fronteiras do estado do Rio de Janeiro, mas alcançam também outras regiões, com espectadores na cidade de São Paulo, no interior paulista, e até Belém, no Norte. E também há registros de pessoas assistindo ao conteúdo fora do País, em Portugal e na Argentina, o que mostra o potencial de alcance do Canal na difusão de informações relacionadas à ciência e tecnologia.

A grande maioria dos usuários (60%) assiste aos vídeos pelo celular. Outros 34%, pelo computador, e o restante, por tevê ou tablet. O aumento significativo de tevês conectadas à Internet ao longo dos últimos anos, até atingir, atualmente, cerca de 60% da população que já dispõe das chamadas “smart TVs”, vem contribuindo para a popularização do conteúdo disponibilizado pela FAPERJ na plataforma do YouTube.

Vídeo mais recente do Canal mostra importância do RJ no processo de Independência

O mais novo vídeo do Canal da FAPERJ, publicado nesta quinta-feira, 9 de março, revela o protagonismo do Rio de Janeiro no processo que resultou na Independência do Brasil. A produção mostra o trabalho de resgate feito pela equipe do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro que consistiu na organização, restauração, transcrição e digitalização de um conjunto de documentos do século XIX.

Além da preservação do acervo, o projeto, apoiado pela FAPERJ, deu origem ao documentário “Palavras de Independência” e ao livro “Papeis da Independência”. A obra reúne os 60 documentos mais representativos de um total de 8 mil peças analisadas. Um deles revela uma nova interpretação sobre o Dia do Fico, ocorrido em 9 de janeiro de 1822. O vídeo já está disponível no Canal. https://www.youtube.com/c/faperjoficial




Autor: Jorge Mansur
Fonte: FAPERJ
Sítio Online da Publicação: FAPERJ
Data: 13/04/2023
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=282.7.6 

Nenhum comentário:

Postar um comentário