segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Declínio global nos serviços ecossistêmicos dos recifes de coral

Os recifes de coral são 50% menos capazes de fornecer alimentos, empregos e proteção climática do que na década de 1950, colocando milhões em risco

University of British Columbia*

A capacidade dos recifes de coral de fornecer serviços ecossistêmicos nos quais milhões de pessoas em todo o mundo diminuíram pela metade desde a década de 1950, de acordo com um novo estudo liderado pela University of British Columbia.

O estudo oferece o primeiro olhar abrangente sobre o que as mudanças climáticas, a pesca predatória e a destruição do habitat dos recifes de coral significam para seus serviços ecossistêmicos, ou a capacidade do recife de fornecer benefícios e serviços essenciais aos humanos, incluindo alimentos, meios de subsistência e proteção contra tempestades . No geral, os resultados mostraram que a perda significativa na cobertura do recife de coral levou a uma perda igualmente significativa na capacidade do recife de fornecer esses serviços.

Outras descobertas são igualmente sombrias: os autores descobriram que a cobertura global de corais vivos diminuiu cerca de metade desde 1950 e, consequentemente, a diversidade de espécies também diminuiu, em mais de 60 por cento.

“É um apelo à ação – temos ouvido isso várias vezes da pesquisa sobre pesca e biodiversidade”, disse o autor principal, Dr. Tyler Eddy, que conduziu a pesquisa como pesquisador associado no Instituto de Oceanos e Pescarias da UBC ( IOF). Agora um cientista pesquisador do Fisheries & Marine Institute da Memorial University of Newfoundland, Dr. Eddy disse que o declínio contínuo dos recifes de coral saudáveis e a qualidade do habitat que eles fornecem está contribuindo para uma diminuição global na provisão de serviços ecossistêmicos para milhões de pessoas que confiam neles. “Sabemos que os recifes de coral são focos de biodiversidade. E a preservação da biodiversidade não apenas protege a natureza, mas apoia os humanos que usam essas espécies para fins culturais, de subsistência e meios de subsistência. ”

Os pesquisadores analisaram tendências para sistemas de recifes de corais e ecossistemas associados em todo o mundo, combinando conjuntos de dados de pesquisas de recifes de corais, estimando a biodiversidade associada aos recifes de corais, capturas e esforços de pesca, impactos da pesca na estrutura da rede alimentar e consumo indígena de peixes associados aos recifes de corais. Eles também analisaram as tendências globais e nacionais em serviços ecossistêmicos e como elas se compararam às tendências para pequenos estados insulares em desenvolvimento.

Bem como declínios na cobertura de recifes e biodiversidade, os pesquisadores descobriram capturas de peixes em recifes de coral em 2002 e têm diminuído continuamente desde então, apesar de um aumento no esforço de pesca. A captura por unidade de esforço, frequentemente usada como uma indicação de mudanças na biomassa, é agora 60 por cento menor do que era em 1950.

“Este estudo fala sobre a importância de como gerenciamos os recifes de coral não apenas em escalas regionais, mas também em escala global, e os meios de subsistência das comunidades que dependem deles”, disse o autor sênior Dr. William Cheung, professor e diretor da IOF .

As descobertas levaram os pesquisadores a concluir que a degradação contínua do recife nos próximos anos agora ameaça o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades humanas na costa que dependem do recife de coral.

Os peixes e a pesca fornecem micronutrientes essenciais nas regiões costeiras em desenvolvimento com poucas fontes alternativas de nutrição, disse Eddy, com a biodiversidade dos recifes de coral e a pesca assumindo importância acrescida para as comunidades indígenas e costeiras, onde existem relações culturais importantes com os recifes e as comunidades indígenas costeiras. o consumo de frutos do mar é 15 vezes maior do que o de comunidades não indígenas.

O estudo destaca que as comunidades indígenas e costeiras – neste caso nos trópicos – estão sendo injustamente prejudicadas pelas ações do mundo, disse o coautor Dr. Andrés Cisneros-Montemayor, pesquisador associado da IOF na época do estudo, e agora um professor assistente na Simon Fraser University. “É comovente para nós ver fotos e vídeos de incêndios florestais ou inundações, e esse nível de destruição está acontecendo agora em todos os recifes de coral do mundo e ameaçando a cultura das pessoas, sua alimentação diária e sua história. Não se trata apenas de uma questão ambiental, mas também de direitos humanos. ”

“Encontrar alvos para recuperação e adaptação climática exigiria um esforço global, ao mesmo tempo que atendia às necessidades em nível local, disse o Dr. Cheung. “As ações de mitigação do clima, como as destacadas no Acordo de Paris, a Plataforma Intergovernamental de Ciência e Política sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, todas exigem uma ação integrada para enfrentar os desafios da biodiversidade, do clima e sociais. Nós ainda não estamos lá.”




Referência:

Global decline in capacity of coral reefs to provide ecosystem services
One Earth, Volume 4, ISSUE 9, P1278-1285, September 17, 2021
https://doi.org/10.1016/j.oneear.2021.08.016


Henrique Cortez *, tradução e edição.



in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/09/2021







Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 20/09/2021
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/09/20/a-1a-onda-da-covid-19-no-vietna-e-a-5a-onda-no-ira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário