O mês de agosto contou com muitos destaques no Portal PEBMED. Temas importantes foram trazidos pelos colunistas, como a variante delta, vacinação contra Covid-19, exames de rotina em cardiologia, entre outros vários assuntos.
Confira o top 10 de agosto e fique por dentro de todos os destaques do mês no Portal PEBMED:
Um homem de 29 anos foi encaminhado ao ambulatório de Clínica Médica, pelo Posto de Saúde, para investigação de perda ponderal e aparecimento de lesões de pele. Qual será o diagnóstico? Confira o caso clínico!
Muitas vezes o generalista se depara com situações na rotina médica em que uma investigação mais minuciosa é necessária. Na área da cardiologia, alguns exames de rotina são essenciais para um diagnóstico eficaz. Destacamos três que fazem a diferença na identificação da queixa do paciente. Veja aqui!
Segundo o comunicado da Anvisa, ocorrências de casos raros da síndrome de Guillain-Barré após a vacinação contra Covid-19 já foram relatadas em alguns países, incluindo no Brasil. Veja os detalhes do comunicado!
O estudo BaSICS foi financiado pelo Ministério da Saúde brasileiro, com apoio da Baxter® para fornecimento dos fluidos e auxílio logístico. O estudo foi multicêntrico, envolvendo 75 centros brasileiros, com inclusão de 11.000 pacientes. Uma façanha gigantesca, capaz de ser realizada por poucos, e ainda por cima em meio a pandemia de Covid-19. Saiba mais sobre o BaSICS!
Uma publicação — ainda em formato pré-print — descreveu os resultados de eficácia da Coronavac e da Astrazeneca no Brasil em um momento em que a variante Gama (antiga P1) era a predominante no país. Confira os resultados!
A variante Delta já se espalhou para mais de 132 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS): é uma variante mais transmissível, tornando-se a cepa dominante do vírus SARS-CoV-2 em todo o mundo. Veja quais são as suas implicações na esfera pediátrica.
Devido a ausência de evidências conclusivas favoráveis que sustentem os efeitos benéficos efetivos do uso da ivermectina, os consensos internacionais e brasileiros de diferentes instituições, incluindo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomendam o uso de ivermectina para profilaxia pré e pós-exposição, tratamento precoce ou em pacientes hospitalizados com Covid-19. Confira as principais evidências!
Neste texto publicado em agosto, trouxemos para vocês as evidências mais atuais da eficácia das principais vacinas disponíveis no Brasil para a variante delta, reforçando a importância da imunização coletiva.
Graças aos relatórios diários do aplicativo ZOE COVID Study com dados de um milhão de indivíduos, pesquisadores do Reino Unido conseguiram identificar os cinco principais sintomas atuais da população não vacinada, além da imunizada parcial e totalmente. Veja quais são eles!
Um estudo publicado na The New England Journal of Medicine procurou avaliar a eficácia de duas vacinas disponíveis – Pfizer e AztraZeneca – contra doença sintomática pela nova variante. Fique por dentro dos resultados!
Autor: Luciano Lucas
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 09/09/2021
Publicação Original: https://pebmed.com.br/variante-delta-sindrome-de-guillain-barre-pos-vacinacao-e-muito-mais-confira-o-top-10-de-agosto-infografico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário