terça-feira, 28 de setembro de 2021

Origens e Fundamentos da MBE – Parte 2: Entendendo a real importância de aprender a analisar criticamente a validade de uma evidência científica

Como vimos anteriormente, o movimento da medicina baseada em evidências (MBE) nasceu como uma iniciativa educacional na McMaster, onde os jovens médicos residentes eram ensinados a analisar criticamente um estudo científico. Assim, seria possível estarem mais aptos a tomar decisões cientificamente informadas e não somente fundamentadas na opinião individual. Dessa forma, o segundo princípio fundamental da MBE afirma que a mesma fornece orientação para decidir se a evidência é mais ou menos confiável. Quando se refere a essa confiança que se pode ter em relação a uma evidência, tal princípio enfatiza a existência de critérios explícitos e objetivos que avaliam a validade metodológica dos produtos advindos da pesquisa clínica, notadamente os estudos clínicos individuais, as revisões sistemáticas e os guidelines.

Embora atualmente haja vários modelos de estudos clínicos, na grande maioria das vezes nos deparamos com os seguintes: estudos randomizados, estudos seccionais (ou transversais), estudos caso-controle e estudos observacionais de coorte. Quanto à análise crítica da validade metodológica devemos fazer uma checagem no início, no meio e no fim de cada estudo.



Fabio Tuche


Especialista em Cardiologia-Socied. Brasileira de Cardiologia/AMB (2003) ⦁
Tutor do Workshop Brasileiro de Prática Clínica Baseada em Evidências desde 2006 ⦁
Doutor em Ciências-UERJ / Univ. de Saarland/Alemanha(2006-2010) ⦁
MBA em Gestão Empresarial: Ênfase em Saúde – FGV (2014-2016)


Referências bibliográficas:
Guyatt, G., Rennie, D., Meade, M.O. & Cook, D.J. (2014). Users’ Guides to the Medical Literature: A Manual for Evidence Based Clinical Practice. 3rd edn. New York: McGraw-Hill. https://jamaevidence.mhmedical.com/Book.aspx?bookId=847
Murad MH, Montori VM, Ioannidis JP, et al. How to read a systematic review and meta-analysis and apply the results to patient care: users’ guides to the medical literature. JAMA. 2014;312(2):171-179. doi: 10.1001/jama.2014.5559
Tikkinen KAO, Guyatt GH. Understanding of research results, evidence summaries and their applicability-not critical appraisal-are core skills of medical curriculum. BMJ Evid Based Med. 2021;26(5):231-233. doi: 10.1136/bmjebm-2020-111542
Bassler D, Briel M, Montori VM, et al. Stopping randomized trials early for benefit and estimation of treatment effects: systematic review and meta-regression analysis. JAMA. 2010;303(12):1180-1187. doi: 10.1001/jama.2010.310




Autor: Fabio Tuche
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 28/09/2021
Publicação Original: https://pebmed.com.br/origens-e-fundamentos-da-mbe-parte-2-entendendo-a-real-importancia-de-aprender-a-analisar-criticamente-a-validade-de-uma-evidencia-cientifica/

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