segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Peixes buscam águas mais rasas em resposta ao baixo oxigênio dos oceanos

Peixes buscam águas mais rasas em resposta ao baixo oxigênio dos oceanos
Os baixos níveis de oxigênio estão empurrando os peixes para águas mais rasas, com impactos potencialmente devastadores para a pesca e os ecossistemas

Por Harrison Tasoff*, UC Santa Barbara

Os peixes podem se afogar. Embora possa não parecer, os peixes precisam de oxigênio para respirar; o que acontece é que eles obtêm o que precisam do oxigênio dissolvido na água, e não no ar. Muito pouco oxigênio significa problemas para nossos amigos com barbatanas, que precisam se mover ou sofrerão efeitos nocivos.

Infelizmente, as concentrações de oxigênio estão caindo nos oceanos. Um novo estudo da UC Santa Barbara e da University of South Carolina é o primeiro a documentar mais de uma dúzia de espécies movendo-se para águas mais rasas em resposta a condições de baixo oxigênio. A pesquisa, publicada na Global Change Biology, abrange 15 anos de pesquisas e medições. Os autores enfatizaram a importância de levar em conta as descobertas no manejo e conservação da pesca, ou arriscam implementar estratégias totalmente fora de sintonia com as condições sob as ondas.

“Este estudo descobriu que o oxigênio está diminuindo em todas as profundidades que pesquisamos: de 50 metros para 350 metros”, disse a autora principal Erin Meyer-Gutbrod(o link é externo) , “e assim os peixes parecem estar se movendo para regiões mais rasas para chegar a uma área onde a o oxigênio é relativamente mais alto. ” Agora um professor assistente na Universidade da Carolina do Sul, Meyer-Gutbrod começou esta análise como um bolsista de pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara.

As concentrações de oxigênio estão diminuindo por uma série de razões, incluindo mudanças na ecologia, estações do ano e tempestades. Mas talvez a razão mais significativa seja que a água mais quente retém menos oxigênio dissolvido.

Os peixes também tendem a respirar mais facilmente em águas rasas porque uma das principais fontes de oxigênio dissolvido é a mistura atmosférica na superfície. Infelizmente, o aumento das temperaturas acentuou as diferenças de densidade entre as águas frias e profundas e as águas quentes de superfície. Isso fez com que o oceano se estratificasse, impedindo que o oxigênio se misturasse às profundezas.

A equipe procurou determinar como o declínio dos níveis de oxigênio influenciava a distribuição dos peixes. Quase todo outono de 1995 a 2009, os pesquisadores realizaram pesquisas de peixes submersíveis em várias profundidades entre as ilhas de Anacapa e Santa Cruz, no sul da Califórnia. Eles visitaram três dos recifes rochosos da área: uma longa série de riachos chamada “Passagem de Anacapa” a cerca de 50 m de profundidade; um monte submarino denominado “Pegada” a cerca de 150m de profundidade e “Cofrinho”, outro ponto alto submerso com uma profundidade média de cerca de 300m. Eles identificaram todos os peixes a dois metros do submarino e a dois metros do fundo do mar e estimaram seu comprimento.

Os cientistas identificaram 60 tipos de peixes que foram observados com frequência suficiente para serem incluídos na análise, com resultados surpreendentes. Ao longo da década e meia, quatro espécies mudaram mais profundamente, enquanto 19 migraram para águas mais rasas. “Um terço das distribuições de espécies mudou com o tempo”, disse Meyer-Gutbrod. “Pessoalmente, acho que é um resultado notável em um período de tempo tão curto.”



As mudanças de distribuição dos 23 tipos de peixes que mostraram movimento significativo ao longo do estudo. A equipe separou algumas espécies em dois grupos compreendendo jovens do ano (YOY) e indivíduos com pelo menos um ano de idade. Crédito da imagem: MEYER-GUTBROD ET AL.



Além do oxigênio dissolvido, a equipe também mediu a temperatura e a salinidade, que permaneceram relativamente constantes ao longo do período. E embora os habitats que eles estudaram tenham apenas 10 quilômetros, eles abrangem uma grande variedade de profundidades. A pequena extensão do local realmente ajudou a reduzir os fatores de confusão; a maioria das condições foram constantes ao longo dos levantamentos, exceto para a profundidade.

Estudos anteriores analisaram os efeitos de baixo oxigênio em peixes individuais em um ambiente de laboratório, mas esta é a primeira vez que um estudo de longo prazo foi conduzido no campo. “Outros cientistas usaram experimentos de laboratório para mostrar que os peixes não gostam de água com baixo teor de oxigênio”, disse Meyer-Gutbrod, “mas o que ninguém nunca fez é retornar ao mesmo local ano após ano para ver se há realmente uma mudança no distribuição de peixes decorrente de uma mudança no oxigênio ao longo do tempo. ”

As consequências dessa tendência podem ser graves. “Esta parece ser a verificação de uma hipótese bastante assustadora. Ou seja, que os peixes estão sendo retirados de seus habitats ideais ”, disse o co-autor Milton Love(o link é externo) , pesquisador do Instituto de Ciências Marinhas da UC Santa Bárbara. “E o ponto final disso é que, em última análise, eles serão expulsos de pelo menos alguns de seus habitats.” Certas espécies podem eventualmente ser empurradas para áreas onde sua fisiologia não consegue lidar com as condições, observou ele.

Além do mais, os resultados de outros estudos sugerem que o aumento das temperaturas da superfície está levando muitos peixes para mais fundo. Isso significa que o habitat dos peixes pode ser comprimido da parte superior pelo calor e da parte inferior pela disponibilidade de oxigênio. “Portanto, agora a banda de profundidade que eles podem ocupar está ficando cada vez mais estreita com o tempo”, disse Meyer-Gutbrod.

Uma preocupação adicional é como essa compressão de habitat interage com a pressão da pesca. Essa tendência poderia concentrar os peixes, tornando-os potencialmente mais fáceis de capturar. Mas o aumento dos desembarques desmentiria os estoques de peixes que, na verdade, estão em apuros.

“Se você jogar sua rede na água e conseguir uma tonelada de peixes – mais do que está acostumado -, você pode pensar: ‘Oh, é um bom ano para os peixes. Talvez a população esteja se recuperando ‘”, disse Meyer-Gutbrod. “Mas, em vez disso, pode ser que todos os peixes sejam simplesmente espremidos em uma área mais apertada. Portanto, você poderia ter os regulamentos de pesca mudando para aumentar as licenças de pesca por causa deste aumento nos desembarques. ” O resultado seria catastrófico para a indústria pesqueira e os ecossistemas dos quais depende.

Segundo os pesquisadores, por isso é fundamental entender o que está acontecendo, prever como vai se desenrolar e adaptar as estratégias de gestão para incorporar essa realidade.

“O fenômeno acontecerá conforme as condições exigirem”, disse Love. “Mas nossa resposta está ao nosso alcance.”


Referência:

Meyer-Gutbrod, E., Kui, L., Miller, R., Nishimoto, M., Snook, L., & Love, M. (2021). Moving on up: Vertical distribution shifts in rocky reef fish species during climate-driven decline in dissolved oxygen from 1995 to 2009. Global Change Biology, 00, 1– 14. https://doi.org/10.1111/gcb.15821


Henrique Cortez *, tradução e edição.


in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 16/09/2021






Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 20/09/2021
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/09/19/peixes-buscam-aguas-mais-rasas-em-resposta-ao-baixo-oxigenio-dos-oceanos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário