terça-feira, 18 de janeiro de 2022

FAPERJ participa da Rio Innovation Week

O futuro da Medicina de precisão será um dos temas que devem ser abordados nas mesas-redondas promovida pela FAPERJ na Rio Innovation Week, evento que teve início nesta quinta, dia 13 de janeiro, no Jockey Club. Essa questão deve ser abordada, no próximo sábado, 15 de janeiro, pelos pesquisadores Antonio Carlos Campos de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Guilherme Suarez Kurtz, do Instituto Nacional de Câncer (Inca); Vivaldo Moura Neto, do Instituto Estadual do Cérebro; e Soniza Leon, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, é um dos convidados nesta quinta, dia 13, a partir das 17h30, como debatedor, no Palco do Conhecimento, da Editora Globo, ao lado da médica e pesquisadora Margareth Dalcolmo e da cientista Natalia Pasternak. A mesa discutirá a Divulgação Científica após dois anos de Covid-19 (veja aqui o link para a transmissão da mesa no YouTube).

Outro convidado previsto na programação da FAPERJ é o pesquisador da UFRJ, Amilcar Tanuri, uma das lideranças no combate à Covid-19, e que vai abordar a importância do diagnóstico preciso no controle da pandemia. Tanuri deve falar no próximo domingo, 16 de janeiro, às 14h. O pesquisador Fernando Bozza, da Fiocruz, é outro palestrante que deve contar sobre projetos de Covid apoiados pelo Governo do Estado, por meio da FAPERJ. No caso dele, ações realizadas na comunidade da Maré e o #VacinaMaré: a união da ciência, saúde e mobilização. E a pesquisadora Leda Castilho, da Coppe/UFRJ, deve dar detalhes sobre o desenvolvimento da UFRJVac, uma vacina trivalente para variantes do SARS-CoV-2. Ações de inovação em saúde serão ainda apresentadas por Jorge Moll, do Instituto D'Or de Ensino e Pesquisa (Idor).

O projeto do trem de levitação magnética MagLev-Cobra e modelos para explicar a inovação criada a partir do conhecimento científico serão assuntos de outro expoente da ciência, o pesquisador Richard M. Stephan, da UFRJ.


Estande da FAPERJ: pesquisadores que recebem apoio da Fundação farão palestras sobre seus temas de estudo


Para a feira de inovação, a FAPERJ, que conta com um estande próprio no evento, ainda apresentará 15 projetos de suas diretorias de Tecnologia e Científica, incluindo Startups Rio e resultados de iniciativas do edital Doutores Empreendedores. Entre os projetos que serão apresentados, a Uerj mostrará concepção e construção de robôs autônomos para competições de caráter educacional. Outro destaque será a apresentação do GovToken, da Investtools, com soluções para transparência de gastos públicos. Haverá ainda apresentação sobre as ações da Universidade Estadual do Norte Fluminense para o melhoramento de grãos de café.

Há 42 anos, a FAPERJ apoia o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Rio de Janeiro. Em 2021, a Fundação, que é ligada à Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), alcançou a marca histórica ao destinar R$ 690 milhões em investimentos no Estado ao longo do ano, tendo lançado 49 editais entre o início do ano e o mês de dezembro último. E em janeiro deste ano, em uma iniciativa pioneira entre as fundações estaduais de apoio à ciência e tecnologia, reajustou em 25% as bolsas de formação, contemplando mais de 6 mil pesquisadores em todo o Estado fluminense. Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, o apoio do Estado e da Secti tem se transformado em resultados de inovação para todo o País.

"Temos recebido um apoio irrestrito tanto do Governo fluminense como da Secti e a comunidade científica fluminense tem se sentido apoiada em suas iniciativas para o enfrentamento da pandemia, dando resultados que colaboram para o avanço mundial do conhecimento científico sobre o coronavírus. Além disso, esses investimentos têm se traduzido em inovação para o Estado e também para o Brasil, sendo reconhecidos pela população de nosso país que, cada vez mais, acredita na ciência e em nossos pesquisadores", disse Jerson.







Autor: Ascom Faperj
Fonte: Faperj
Sítio Online da Publicação: Faperj
Data: 13/01/2022
Publicação Original: http://www.faperj.br/?id=4407.2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário