quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Poluição dos mares e oceanos por microplásticos pode ser maior do que o estimado


Foto: Naja Bertolt Jensen/Unsplash / 21 Oct 2021


Poluição dos mares e oceanos por microplásticos pode ser maior do que o estimado
Uma equipe de investigação do ICTA-UAB conclui que a diversidade de técnicas e métodos utilizados para estudar a poluição microplástica dos mares e oceanos limita o conhecimento atual deste grave problema ambiental e que os níveis destes poluentes no Mediterrâneo são possivelmente superiores aos estimados.

O estudo, publicado na Environmental Pollution , destaca a importância de definir um quadro comum de métodos e resultados para caracterizar o amplo espectro de poluentes plásticos no Mar Mediterrâneo e seus impactos.

Universitat Autònoma de Barcelona (ICTA-UAB)*

A grande diversidade de técnicas e métodos científicos utilizados no estudo da poluição marinha por microplásticos limita o conhecimento atual deste grave problema ambiental que ameaça nossos ecossistemas. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado pelo Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universitat Autònoma de Barcelona (ICTA-UAB) que revisa as pesquisas realizadas para medir a presença de microplásticos nas áreas costeiras e na água do mar do Mediterrâneo Mar, tanto nas águas superficiais do mar, coluna de água do mar como nos sedimentos marinhos. As conclusões mostram que os níveis de microplásticos no Mediterrâneo são provavelmente superiores aos estimados, mas os métodos utilizados não são capazes de os registar.

A poluição por microplásticos é um dos problemas ambientais que ameaçam nossos ecossistemas, com interesse crescente para a sociedade. Especificamente, o Mar Mediterrâneo é uma das maiores áreas de acumulação de plástico do mundo e apresenta níveis de poluição semelhantes aos da “grande mancha de lixo marinho” do Oceano Pacífico, uma vez que a grande população que habita a área e a dinâmica marinha fazem com que os plásticos flutuantes fiquem presos na bacia, com poucas possibilidades de fuga para o Oceano Atlântico.

O campo científico que estuda esse problema é relativamente novo e seus métodos estão em constante evolução, dificultando a definição dos termos e técnicas mais adequados para identificá-los. “Os materiais plásticos são numerosos e muito diversos, com características diferentes que dificultam ter uma estrutura padrão para analisá-los todos da mesma maneira. Além disso, aditivos como pigmentos ou retardantes adicionam mais complexidade”, explica Laura Simon , pesquisadora do ICTA-UAB e primeira autor do estudo, publicado na revista científica Environmental Pollution .

O estudo afirma que os métodos utilizados nos laboratórios para amostragem são muito diversos, “e embora isso tenha feito muito progresso neste campo científico, também fez com que muitos dos dados produzidos até agora não possam ser comparados”, acrescenta e reconhece que isso afeta o conhecimento atual que a comunidade científica tem sobre esse problema.

Segundo a pesquisa, das 3.000 amostras coletadas na última década, 82,8% foram coletadas em áreas costeiras, então os cientistas têm menos evidências para entender a distribuição dos microplásticos em mar aberto. Além disso, redes com malha de 200 mícrons ou mais foram usadas para amostrar as águas superficiais, portanto, partículas menores não podem ser capturadas. Estudos realizados até o momento estimam que o Mar Mediterrâneo contém 84.800 microplásticos por km2 em suas águas superficiais, cerca de 300 microplásticos por quilo de sedimentos marinhos e 59 microplásticos por quilo de areia de praia. “O número de microplásticos no ambiente natural aumenta à medida que seu tamanho diminui, portanto, os níveis de microplásticos no Mediterrâneo provavelmente são mais altos, mas por causa dos métodos usados ??não podemos registrá-los”, explica o Dr. Patrizia Ziveri , chefe da linha de pesquisa do ICTA-UAB.

A maioria dos plásticos flutua no mar. No entanto, o fundo do mar é considerado o local de despejo final onde se espera que os microplásticos se acumulem. “Ainda temos muito pouco conhecimento sobre os mecanismos que exportam microplásticos das águas superficiais para o fundo do mar, para os quais precisamos de mais estudos na coluna de água”, diz o Dr. Michael Grelaud , pesquisador do ICTA-UAB.

Por isso, destacam a importância de definir um quadro comum para comparar resultados e combinar métodos para poder caracterizar o amplo espectro de poluentes plásticos no Mar Mediterrâneo e seus potenciais impactos. Eles também pedem uma maior colaboração internacional entre os países mediterrâneos, já que atualmente a parte oriental da bacia e o norte da África foram amostrados em menor grau.

Referência:

Simon-Sanchez, L., Grelaud, M., Franci, M. & Ziveri, P. (2022) Are research methods shaping our understanding of microplastic pollution? A literature review on the seawater and sediment bodies of the Mediterranean Sea. Environmental Pollution. https://doi.org/10.1016/j.envpol.2021.118275

Henrique Cortez *, tradução e edição.


in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/01/2022





Autor: Henrique Cortez
Fonte: EcoDebate
Sítio Online da Publicação: EcoDebate
Data: 26/01/2022
Publicação Original: https://www.ecodebate.com.br/2022/01/26/poluicao-dos-mares-e-oceanos-por-microplasticos-pode-ser-maior-do-que-o-estimado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário