Paciente de 16 anos de idade, previamente hígido, sem uso de medicações contínuas, com queixa de diplopia iniciada no dia anterior associada a dor abdominal e vômitos. Após a mãe do paciente notar que ele estava com “os olhos baixos”, o levou ao pronto-socorro. Negava histórico de febre, cefaleia ou trauma.
O paciente esteve por sete dias na casa dos avós, em zona rural, tendo retornado há três dias. Referia contato com patos, galinhas, papagaios, gado e cavalos. Nadou em rios próximos, andou a cavalo e jogou futebol.
Ao exame físico neurológico, o paciente apresentava-se sonolento, obedecendo a comandos verbais, com ptose palpebral bilateral que limitava a abertura ocular e disartria leve. Sem alterações no restante do exame físico.
Quiz |
Autor:Rafael Horácio LisbôaMédico formado pela Faciplac, Gama-DF ⦁ Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Base do Distrito Federal ⦁ Rotineiro e Líder assistencial da Savie na enfermaria de Clínica Médica do Hospital Santa Helena, Rede D’Or, Brasília-DF ⦁ Plantonista do Centro Neurocardiovascular, Instituto Hospital de Base do Distrito Federal.
Autor: Rafael Horácio Lisbôa
Fonte: pebmed
Sítio Online da Publicação: pebmed
Data: 21/10/2021
Publicação Original:
https://pebmed.com.br/caso-clinico-paralisia-flacida-em-adolescente/
Nenhum comentário:
Postar um comentário