quarta-feira, 31 de maio de 2023

Enfrentamento de problemas globais requer colaboração internacional e evidencia papel estratégico do GRC



‘les mesurables’ [trocadilho com a palavra mesure, que em inglês significa medir]. Muitas vezes reduzimos a complexidade da vida a um único número. As métricas têm seu valor, mas é importante permanecer crítico.”

Na avaliação de Dijkgraaf, serão dados durante a Reunião Anual do GRC importantes passos em direção a novos princípios para o reconhecimento e a recompensa de pesquisadores, em um esforço para capturar todas as dimensões do trabalho acadêmico.

“Ver esse tema na agenda me enche de orgulho, uma vez que os Países Baixos foram um dos primeiros a abordar a questão. O fato de que este movimento agora está ganhando aceitação internacional é claro pela distinta companhia reunida aqui hoje. Não há nada mais poderoso do que uma ideia cuja hora já chegou.”

A agenda da 11a reunião reúne uma série de temas estratégicos, incluindo questões transversais sobre igualdade, diversidade e inclusão, bem como a avaliação responsável da pesquisa científica, além das questões relativas à colaboração internacional e às atividades futuras do GRC. “Vamos nos concentrar em inovar as formas de reconhecer e recompensar cientistas, bem como em discutir as responsabilidades e oportunidades dos financiadores na abordagem da mudança climática. Acredito firmemente que as declarações de princípios sobre ambos os tópicos, que serão apresentadas nas sessões subsequentes, vão inspirar cada um de nós, nossas organizações e o GRC como um todo, enquanto nos esforçamos para possibilitar que a pesquisa científica seja feita da melhor maneira possível”, afirmou a presidente do Conselho Administrativo (Governing Board) do GRC.

“A ciência nos fornece conhecimento, ferramentas inovadoras e soluções criativas para combater as mudanças climáticas e a perda da diversidade biológica, para erradicar a pobreza, reduzir a desigualdade, promover a justiça e trazer à tona a lógica da paz global. Que nosso trabalho conjunto contribua para um espírito global de cooperação pacífica”, acrescentou.



Autor: Karina Toledo, de Haia | Agência FAPESP

Fonte: FAPESP
Sítio Online da Publicação: FAPESP
Data: 31/04/2023
Publicação Original: https://fapesp.br/16125/enfrentamento-de-problemas-globais-requer-colaboracao-internacional-e-evidencia-papel-estrategico-do-grc

Nenhum comentário:

Postar um comentário