terça-feira, 23 de maio de 2023

Novo podcast dá voz às mulheres que atuam nas ciências exatas

Desconstruir as percepções negativas que costumam ser associadas às ciências matemáticas. Esse é um dos principais objetivos do novo podcast A matemática no divã, que estreou no fim de abril na Rádio da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

No formato de entrevista, o podcast é produzido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São Carlos, em parceria com a Rádio UFSCar, e promove bate-papos descontraídos com uma pesquisadora da área das ciências exatas a cada mês.

“Queremos estimular os ouvintes a lançar um novo olhar para a matemática, que ainda é considerada de difícil compreensão, acessível apenas a poucos privilegiados capazes de decifrar sua linguagem e na qual não existe mais nada a ser cientificamente descoberto”, explicou a jornalista Denise Casatti, analista de comunicação do ICMC-USP, à Assessoria de Comunicação do instituto.

A ideia do programa nasceu a partir das experiências vivenciadas pela jornalista, que também é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar.

A proposta é que as pesquisadoras convidadas se sintam em um ambiente acolhedor para a escuta e a fala, em que poderão compartilhar com os ouvintes relatos de suas experiências pessoais e profissionais. No primeiro episódio, a pesquisadora Maria Aparecida Soares Ruas, professora do ICMC, revela como foi participar, em 1969, da sétima edição do Colóquio Brasileiro de Matemática, evento que marcou a fundação da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).



Autor: 
FAPESP 
Fonte: FAPESP 
Sítio Online da Publicação: FAPESP 
Data: 23/05/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário