segunda-feira, 15 de maio de 2023

Reunião Magna da ABC: Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável

membros titulares e reforçou a importância do trabalho da academia. “Estamos orgulhosos de tê-los como parte da ABC, de podermos contar com vocês [pesquisadores diplomados] para continuar a mostrar o valor da ciência nas respostas aos desafios da sociedade contemporânea”, disse. Ela aproveitou para destacar a importância do olhar atento à juventude. “É preciso que os jovens voltem a ver na ciência e na docência uma carreira estimulante, apaixonante, que arrebatou tantos de nós aqui, já não tão jovens. Precisamos, enquanto nação, fazer mais por vocês.”

Foram diplomados os seguintes membros da ABC: Carolina Bhering de Araujo (Impa) e Celina Miraglia Herrera de Figueiredo (UFRJ), na área de Ciências Matemáticas; Rodrigo Barbosa Capaz (CNPEM & UFRJ), Ciências Físicas; Ana Flávia Nogueira (Unicamp) e Severino Alves Junior (UFPE), em Ciências Químicas; Rômulo Simões Angélica (UFPA), em Ciências da Terra; Gustavo Henrique Goldman (USP) e Ima Célia Guimarães Vieira (MPEG), em Ciências Biológicas; Denise Pires de Carvalho (UFRJ) e Rafael Roesler (UFRGS), em Ciências Biomédicas; Bernardo Galvão Castro Filho (Escola Bahiana de Medicina), em Ciência da Saúde; Anete Pereira de Souza (Unicamp), em Ciências Agrárias; Francisco de Assis Tenório de Carvalho (UFPE) e Segen Farid Estefen(UFRJ), em Ciências da Engenharia; Alcida Rita Ramos (UnB) e Sérgio França Adorno de Abreu (USP), em Ciências Sociais.  

Os membros correspondentes que foram diplomados nesta quarta-feira foram Hans Lischka (Texas Tech University, EUA); Hernan Makse (City College of New York, EUA); Igor Correia de Almeida (University of Texas, EUA); Marcia Caldas de Castro (Harvard University, EUA).

Na sessão, o CNPq entregou a Menção Especial de Agradecimentos, concedida anualmente a instituições e personalidades como reconhecimento por sua contribuição para o desenvolvimento, o aprimoramento e a divulgação do Conselho. Foram contemplados a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); a Coordenação Geral de Tecnologias Habilitadoras do MCTI; o deputado federal Milton Coelho da Silva Neto; e o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo César Alvim. 

O CNPq entregou ainda seis títulos de Pesquisador Emérito, homenagem destinada a pesquisadores pelo conjunto de sua obra científico-tecnológica e seu renome junto à comunidade científica. Um dos agraciados foi o professor Jorge Guimarães, ex-presidente da Capes e da Embrapii, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente assessor da presidência da FAPERJ. Os demais foram Eliane Elisa de Souza Azevedo, ex-reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Fernanda Antonia da Fonseca Sobral, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB); e Nanuza Luiza de Menezese, professora sênior junto ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (Ibusp) e Presidente da Sociedade Botânica do Brasil. Já na lista dos agraciados in memoriam, foram homenageados o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp e a geógrafa Bertha Koiffmann Becker.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Academia Brasileira de Ciências


Autor: FAPERJ
Fonte: FAPERJ 
Sítio Online da Publicação: FAPERJ 
Data: 11/05/2023
Publicação Original: https://www.faperj.br/?id=322.7.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário