O Brasil tem mais de 281 mil pessoas em situação de rua, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) de 2022. Esse número é 38% maior do que o número de 2019, antes da pandemia de Covid-19. E as pessoas em situação de rua têm direito à saúde tanto quanto qualquer outra pessoa.
Mas cuidar da saúde dessas pessoas é um desafio devido a uma série de dificuldades, como os preconceitos sofridos por elas e que frequentemente ainda são espelhados por profissionais de saúde e o fato de muitas vezes elas não se verem como pertencentes ao sistema de saúde e por isso não procurarem as unidades do SUS para buscar atendimento.
O Consultório na Rua é uma iniciativa da Política Nacional de Atenção Básica que, desde 2011, procura melhorar essa situação dentro do Sistema Único de Saúde. A iniciativa será um dos destaques no Sala de Convidados desta semana, que vai discutir Saúde para Pessoas em Situação de Rua, nessa quinta-feira (4), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde.
Para aprofundar o tema, a apresentadora Yasmine Saboya conversa com a coordenadora de Acesso e Equidade da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Lilian Silva Gonçalves; a médica, doutora em Saúde Pública, pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), Elyne Engstrom; e a coordenadora do Fórum Permanente Sobre Pessoa Adulta em Situação de Rua do RJ e ex-pessoa em situação de rua, Vania Rosa.
E você também é nosso convidado. Mande perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo WhatsApp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o programa ao vivo.
Dica importante
Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.
Sobre o Sala de Convidados
Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em "Assista Agora" na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.
Fonte: Fiocruz
Sítio Online da Publicação: Fiocruz
Data: 04/05/2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário